Política

Vereador baiano defende "Dia da Beleza Branca" e choca; veja vídeo

Divulgação
Postura de edil é condenada por vereadores da Câmara de Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/04/2021, às 20h57    Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Municipal de Feira de Santana foi palco de um show de desinformação e ignorância após o vereador Edvaldo Lima (MDB) criticar a proposta de realização da solenidade em homenagem ao Dia Municipal da Beleza Negra e ao Dia Municipal do Sacerdote e Sacerdotisa de Religião de Matriz Africana - que foi aprovada por ampla maioria. A apreciação aconteceu nesta quarta-feira (07), quando o requerimento nº 62/2021 recebeu apenas um voto contrário e uma abstenção. Como previsto no documento, a solenidade deverá acontecer no mês de setembro. O evento é promovido pelo Odungê (Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola), presidido por Maria Lourdes Souza Santana.

"Por que vossa excelência não colocou aqui o Dia da Beleza Branca? Quer dizer que o branco não tem direito? É só o negro?", questionou em discurso na tribuna da Casa, para perplexidade dos demais edis. Após a fala, o vereador oposicionista Jhonatas Monteiro (PSOL) pediu a palavra e rebateu. "Parece que [o vereador] não frequentou as aulas de história do país", ironizou, arracando risadas dos pares. O vídeo da sessão causou indignação nas redes sociais (assista abaixo).

O autor da solicitação, vereador Petrônio Lima (Republicanos), destaca que o objetivo da solenidade é incentivar a auto estima e enaltecer a beleza negra. Ele acredita que é uma iniciativa importante no combate à discriminação e promção da igualdade. “A cor da pele não diz sobre o caráter de ninguém e não diz se o indivíduo é bom ou ruim. Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança, sem distinção de raça e cor”, declarou o autor.

O vereador não foi encontrado pela reportagem do BNews para comentar o caso.

Veja o vídeo: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp