Política

Petistas baianos celebram anulação das condenações de Lula: "Dia histórico"

Divulgação
Parlamentares comemoraram decisão de maioria do Plenário do STF  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/04/2021, às 18h56   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Após o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para anular as condenações do ex-presidente Lula julgadas em Curitiba, petistas baianos foram às redes sociais para comentar o caso. A decisão foi tomada no início da noite desta quinta-feira (15).

O senador Jaques Wagner (PT) apontou que a decisão foi uma "reparação histórica". "Grande dia! STF forma maioria e confirma a anulação das condenações contra Lula! Reparação histórica que restabelece os direitos políticos do presidente Lula e devolve a esperança ao povo brasileiro!".

O deputado federal Afonso Florence (PT) avaliou que o "STF confirma que Moro era incompentente". "Esse dia, histórico, demorou mas chegou. A incompetência de Moro era o passo fundamental para isso, o primeiro pedido da defesa. Obrigada a todas (os) que estiveram ao nosso lado nessa luta. Parabéns Lula!", escreveu, no Twitter.

Já o deputado federal Joseildo (PT) escreveu que "finalmente um 7x1 que trouxe alegria pro povo brasileiro". "Maioria dos ministros do STF mantém suspensão dos processos contra o ex-presidente Lula e resgata seus direitos políticos!", postou.

Valmir Assunção (PT), por sua vez, também apontou o ex-juiz Sérgio Moro como suspeito. "Lula é inocente", bradou.

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT), declarou que "prevaleceu a justiça  contra um dos golpes mais sórdidos que este país já sofreu, arquitetado junto com uma parcela apodrecida do Judiciário e com políticos escusos que queriam prevalecer a elite econômica tirando Lula das eleições".

O julgamento

Por 8 votos a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (15) anular as condenações do ex-presidente Lula (PT) e devolver os direitos políticos do petista.

Os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso votaram nesse sentido.

Indicado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro Kassio Nunes Marques divergiu e defendeu a revogação da decisão de Fachin. Os ministros Marco Aurélio e Luiz Fux seguiram a mesma linha.

Leia também:
Bolsonaro ataca Lula após decisão do STF: "O Brasil não quebrou no último ano"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp