Política

Comissão presidida por deputado baiano vai ouvir delegado exonerado após investigação sobre Salles

Reprodução/TV Globo
Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 23/04/2021, às 16h00   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara, presidida pelo deputado baiano Waldenor Pereira (PT), vai ouvir na próxima segunda-feira (26) o delegado da Polícia Federal (PF) no Amazonas Alexandre Saraiva, que foi exonerado do cargo de superintendente após pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) investigação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

No requerimento para a audiência, apresentado pelos deputados petistas Joseildo Ramos (BA) e Paulo Teixeira (SP), são solicitados esclarecimentos sobre a notícia-crime apresentada contra Salles e sobre a saída de Saraiva do cargo de superintendente regional da PF no Amazonas, ocorrido um dia após o pedido de investigação.

“Pelo visto, ele irá confirmar que o ministro Ricardo Salles visitou aquela apreensão de madeiras com a clara intenção de liberar madeiras para os fazendeiros que a retiraram ilegalmente”, disse Waldenor, em entrevista ao BNews nesta sexta-feira (23).

O deputado baiano foi o último entrevistado da série que o BNews promoveu com os parlamentares baianos eleitos para presidir comissões no Congresso. A entrevista completa com Waldenor Pereira será publicada neste domingo (25).

O caso

O governo federal oficializou na terça-feira (20) a troca na Superintendência da Polícia Federal no Amazonas. O delegado Leandro Almada da Costa assumiu o cargo no lugar de Alexandre Saraiva.

A mudança no comando da PF no Amazonas foi anunciada no dia 15, um dia após Saraiva ter pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigue o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Na notícia-crime, Saraiva argumentou que ações de Salles podem "obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais".

Na nota em que anunciou a troca, a PF afirmou que Saraiva foi comunicado da substituição "no decorrer da tarde" do dia 14, mesmo dia em que a notícia-crime foi apresentada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp