Política

Renan ao assumir relatoria da CPI: 'Há culpados, e eles serão responsabilizados'

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar as ações e possíveis omissões do governo federal na condução da pandemia da Covid, que já deixou mais de 300 mil mortos  |   Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 27/04/2021, às 16h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que há culpados pela tragédia da pandemia no Brasil e eles serão responsabilizados, ao assumir a relatoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, nesta terça-feira (27).

O colegiado vai investigar as ações e possíveis omissões do governo federal na condução da crise sanitária, que já deixou mais de 300 mil mortos.

"Não foi o acaso ou flagelo divino que nos trouxe a este quadro. Há responsáveis, há culpados, por ação, omissão, desídia ou incompetência, e eles serão responsabilizados. Essa será a resposta para nos reconectarmos com o planeta. Os crimes contra humanidade não prescrevem jamais e são transnacionais. Slobodan Milosevic e Augusto Pinochet são exemplos históricos. Façamos nossa parte", declarou o senador alagoano em seu discurso durante a abertura dos trabalhos da comissão.

Renan afirmou, ainda, que a CPI será "um santuário da ciência, do conhecimento e uma antítese diária e estridente ao obscurantismo negacionista".

"Estaremos aqui para averiguar fatos e desprezar farsas. Para tanto, usaremos das instâncias técnicas do Estado, como Polícia Federal, Ministério Público, TCU, a consultoria do Senado e outros organismos que se fizerem necessários [...] Essa será a comissão da celebração da vida, da afirmação do conhecimento e, sobretudo, da sacralização da verdade contra o macabro culto à morte e contra o ódio. Os brasileiros têm o direito de voltar a viver em paz", disse o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp