Política

Queiroga e Guedes se reúnem com embaixador da China por insumos de vacinas

Pedro Gontijo/Senado Federal
Encontro acontece na semana que Bolsonaro ataca indiretamente o país asiático  |   Bnews - Divulgação Pedro Gontijo/Senado Federal

Publicado em 07/05/2021, às 09h28   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai se reunir nesta sexta-feira (7) com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para tratar sobre a disponibilidade de fornecimento de insumos farmacêuticos. O Brasil depende de matéria-prima estrangeira para produção de medicamentos, sobretudo da China e Índia.

O encontro acontece na mesma semana em que o presidente citou, de forma indireta, a maior economia asiática, ao declarar que a pandemia é uma “guerra química, bacteriológica e radiológica”. “ Qual o país que mais cresceu o seu PIB?”, questionou Bolsonaro.

Vão participar do encontro virtual junto com Queiroga, os ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Relações Exteriores, Carlos Alberto França.

"Vamos continuar trabalhando para manter as boas relações que o Brasil tem com a China no que tange à questão da Saúde. Eu e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, estamos trabalhando juntos (...) Estou com muitas esperanças de que consigamos ampliar ações com a China independente de quaisquer fatos"", disse o ministro da Saúde durante o depoimento na CPI da Covid, no Senado, nesta quinta-feira (6).

A grande preocupação é que o peso dos ataques de Bolsonaro acabe impedindo o fornecimento de insumos para a produção da CoronaVac, fabricada no país pelo Instituto Butantan.

Matérias relacionadas:

Presidente do Grupo Brasil-China avalia que falas de Bolsonaro sobre país são tentativas de desviar foco da CPI

Brasil admite mudar de posição e avaliar nova proposta sobre patentes de vacina na OMC

Queiroga admite que presenciou Bolsonaro defender "tratamento precoce": "Em uma única oportunidade"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp