Política

Câmara de Salvador e Embaixada de Israel firmam acordo de cooperação técnica

BNews/Dinaldo Silva
Bruno Reis deve se reunir com embaixador em Brasília para endossar acordo  |   Bnews - Divulgação BNews/Dinaldo Silva

Publicado em 07/05/2021, às 16h28   Luiz Felipe Fernandez e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara de Salvador firmou um acordo de cooperação técnica com a Embaixada de Israel, nesta sexta-feira (7). O embaixador em exercício do país no Brasil, Shmulik Bass, participou de um encontro com autoridades políticas e religiosas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador. Estiveram presentes no local o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos), a secretária de Relações Institucionais da Casa, Lorena Brandão (PSC), o bispo evangélico Átila Brandão, vereadores e representantes do Executivo da capital baiana recepcionaram o embaixador. 

"Queria agradecer a todos pela recepção, à secretaria, ao bispo, foi muito emocionante. O povo israelense tem orgulho e nós temos a missão ajudar a levar prosperidade a todo os lugares", declarou Shmulik Bass. O embaixador citou a sua visita recente a vinícolas em Juazeiro, e também a uma plantação de manga para exportação, ambas que utilizam técnicas israelenses de irrigação. No final do discurso, Lorena Brandão pediu ao embaixador ajuda com recursos para investimento e melhoramento tecnológico no setor hídrico.

O encontro fez parte de uma agenda que Smulik Bass vem realizando pelo Nordeste brasileiro, a fim de conhecer as cidades e estreitar os laços entre os dois países, sobretudo a cooperação tecnológica. Segundo o BNews apurou, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, deve se reunir na próxima semana com ele em Brasília para endossar o acordo. No evento, o chefe do departamento político David Atar e o especialista em água e agricultura Ari Fischer também estiveram presentes na oportunidade.

(Foto: BNews/Dinaldo Silva)

"Acho que a vinda do embaixador é muito positiva para o Brasil, Bahia e especialmente para Salvador. Do ponto de vista religioso, para nós e boa parte dos que estão aqui, somos cristãos, é muito importante porque Israel é o berço da fé cristã", avalia Marinho. "Salvador tem muito a oferecer para Israel", completou o deputado.

Desde 2019, Salvador e Jerusalém são cidades-irmãs, conforme Lei nº 9492/2019. Com isso, a primeira capital do Brasil e a primeira capital de Israel podem firmar, por intermédio dos órgãos competentes, acordos, convênios e programas de cooperação técnica, científica, artística, cultural, social e turística.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp