Política

PRTB nega entregar comando a Bolsonaro e presidente segue sem partido, diz jornal

Alan Santos/PR
Presidente gostaria de ter carta branca para mudar o comando de diretórios estaduais e ter peso nas decisões da Executiva Nacional., mas condição não foi aceita  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 17/05/2021, às 16h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As negociações entre Jair Bolsonaro e PRTB pela filiação do presidente ao partido emperraram. De acordo com reportagem do Estadão, a presidente nacional da legenda, Andineia Fidelix - viúva de Levy Fidelix - negou entregar ao chefe do Palácio do Planalto o comando da sigla.

Segundo a publicação, o fator determinante para a filiação de Bolsonaro seria a disposição do PRTB em dar carta branca a ele para mudar o comando de diretórios estaduais e ter peso nas decisões da Executiva Nacional. A condição, no entanto, não foi aceita.

Auxiliares do presidente da República avaliam que não faria sentido Bolsonaro ir para um partido pequeno e não ter o controle total sobre ele. O chefe do Executivo havia dito que definiria seu destino partidário até o fim do mês de abril.

Ele também negocia com outras legendas, como PMB, que mudou o nome para Brasil 35, e Democracia Cristã (DC). Um retorno ao PSL, sigla pela qual foi eleito em 2018, estaria descartada.

Bolsonaro deixou o partido em novembro de 2019, após desavenças com o presidente da legenda, o deputado federal Luciano Bivar (PE).

Para voltar ao PSL, o presidente teria cobrado um "alinhamento ideológico" e a expulsão de parlamentares que têm feito críticas a ele, como Joice Hasselmann (SP) e Delegado Waldir (GO).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp