Política

PSDB vai à justiça para Bolsonaro cumprir protocolos sanitários 

Alan Santos / PR
Bnews - Divulgação Alan Santos / PR

Publicado em 18/05/2021, às 09h34   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) informou na CPI da Pandemia na manhã desta terça-feira (18) que o PSDB, seu partido, vai ingressar na justiça com ação contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).  O objetivo do tucano é fazer cumprir, por parte do chefe do Planalto, os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscaras. 

"Senadoras e Senadores, eu gostaria de registrar aqui que o nosso partido, o PSDB, está entrando na justiça com uma ação que obrigue o Presidente em ações públicas, principalmente aquelas com recursos da União, a obedecer as regras sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa", disse.

O tucano também apresentará requerimento na CPI para reconvocação do ministério da Saúde, Marcelo Queiroga. "Se fosse o caso, eu pediria ao Presidente aí que se manifestasse – ou alguém que esteja me ouvindo aí – já que talvez seja o caso de chamar o Ministro da Saúde novamente aqui para ver também qual é a reação, qual é a posição que o Ministro da Saúde vai tomar em relação a essas aglomerações frequentes feitas pelo Presidente".

Apesar de não ter sido apreciado ainda, outras duas solicitações que envolvem a pasta da Saúde foram aprovadas:

Um que requer que sejam prestadas, pelo Senhor Ministro de Estado de Saúde, Marcelo Queiroga, informações relativas aos valores e quantidades totais de aquisição de cloroquina e hidroxicloroquina, para os anos de 2018, 2019, 2020 e 2021, segregando as informações por contrato e explicitando os contratados para cada contrato. Também informações sobre Procedimento Operacional Padrão empregado na análise de vacinas pela Anvisa. Os pedidos foram de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp