Política

Ciro Gomes quer vaga para o PDT na chapa de ACM Neto: “nosso candidato na Bahia”

Arquivo / BNews
Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 18/05/2021, às 11h15   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

 O ex-governador do Ceará e pré-candidato a presidência da República, Ciro Gomes, defendeu que o PDT tenha vaga na eventual chapa majoritária de ACM Neto (DEM) para o governo da Bahia em 2022. O sinal foi dado durante entrevista dos pedetista ao jornal Valor na segunda-feira (17). “O nosso candidato na Bahia é ACM Neto (DEM) e postulamos participar da chapa”, disse.

A possibilidade da composição do PDT com assento na chapa também chegou ser aventada por Neto em maio, durante entrevista a A Tarde FM. 

Sobre a presidência da Repúbica, em entrevista ao UOL, ACM Neto descartou atualmente o apoio do DEM a João Dória (PSDB), mas ainda deixou em aberto a questão. 

“Com o DEM, partido do Mandetta, estou negociando, propondo aliança. Isso já funcionou em Salvador [em 2020], quando indicamos o vice e ganhamos no primeiro turno contra o PT”, disse Ciro. 

Como citou o presidenciável, o PDT já faz parte da prefeitura de Salvador na vaga de vice-prefeita com Ana Paula Matos, também secretária de Governo de Bruno Reis (DEM), e também na pasta da Saúde, com o deputado estadual licenciado Léo Prates (PDT). 

O namoro descamba para um noivado, principalmente após a confirmação dada pelo governador Rui Costa (PT) do desembarque da sigla da sua base governista, com exonerações de cargos do primeiro e segundo escalão. 

Questionado se há incomodo da aproximação do DEM com Bolsonaro, Ciro analisou a briga de dentro da sigla. “Bolsonaro tenta apropriar-se do DEM em hostilidade ao ACM Neto. É disputa que está acontecendo. Onyx é do DEM. Vamos ver quem ganha. Se Bolsonaro ganhar, ao vencedor, as batatas. Acho que ACM Neto ganha. Sobre as alianças, temos que ver que o tamanho do problema brasileiro”, disse ao Valor. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp