Política

STF tira sigilo do inquérito sobre atuação de Salles em favor de madeireiras

Lula Marques/Fotos Públicas
PF apura indícios de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação ao contrabando de madeira   |   Bnews - Divulgação Lula Marques/Fotos Públicas

Publicado em 27/05/2021, às 11h07   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), retirou nesta quinta-feira (27) o sigilo da investigação da Polícia Federal sobre a participação de agentes públicos na exportação ilegal de madeira, em que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles é citado. 

A PF cumpriu na semana passada mandados de busca e apreensão contra ele e o presidente do Ibama, Eduardo Bim. A investigação, que agora é pública, conta com quase 500 páginas. 

A PF tem apurado indícios de crimes contra a administração pública como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação ao contrabando por funcionários públicos e empresários do ramo madeireiro.

As investigações apontam que o escritório de advocacia do ministro realizou uma operação no valor de R$ 1,7 milhão logo após o advogado assumir o órgão federal, entre outubro de 2019 e abril de 2020. A transação suspeita foi identificada pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que combate a lavagem de dinheiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp