Política

CPI da Covid: Após polêmica sobre Copa América, Otto defende antecipação do depoimento de Queiroga

Reprodução/YouTube
A intervenção foi feita antes do início do depoimento da médica Nise Yamaguchi  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 01/06/2021, às 10h03   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Otto Alencar (PSD-BA), titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), defendeu na sessão desta terça-feira (1°) a antecipação do novo depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após a Conmebol anunciar que a Copa América seria sediada no Brasil.

A intervenção foi feita antes do início do depoimento da médica Nise Yamaguchi.

A própria entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais por aceitar receber a competição, mesmo diante do cenário desesperador da pandemia e o surgimento de novas cepas do vírus.

A Colômbia e a Argentina recusaram a proposta. O primeiro pelas manifestações populares que já duram ao menos dois meses, contra as reformas do governo local, e o segundo pelo aumento dos casos e mortes pela Covid-19.

"Se tiver insistência do governo de trazer, com uma irresponsabilidade sanitária dela, de ter essa Copa América, que já chamam de Cepa América, é importante que ao contrário de chamar o presidente da CBF, se chame na terça-feira próxima o ministro Queiroga", declarou Otto.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou nesta segunda-feira (31) um requerimento para a convocação de Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Ele tem que vir aqui e dizer que tem condições de fazer barreiras sanitárias por terras nas fronteiras, todos países que fazem fronteira de terra com o Brasil e dizer que tem condição de ter barreira no aeroporto, testes em todos, e não chegue aqui uma Cepa estranha de outro País e o Brasil passar por uma descontrole da Covid-19. Momento difícil. Momento de saturação muito grande, falta de equipe de intubação, insumos, saturação dos profissionais de saúde [...] gosto de futebol, mas sou totalmente contra", completou o senador.

VOLTOU ATRÁS

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) mudou de opinião sobre a realização da Copa América no Brasil. Depois de dizer que não via problema na competição, já que outros torneios acontecem no país desde o início da pandemia, Aziz recuou após o discurso inicial do senador Humberto Costa (PT) na abertura da sessão.

"Depois fui racionar e é sem lógica, não temos o que comemorar, temos o que lamentar. Em um primeiro momento, como temos prática primeiro com campeonatos estaduais, do Nordeste, outros campeonatos. Mas depois você vai fazendo autocrítica, vai racionando. Vai comemorar o quê? Se o Brasil for campeão da Copa América, vai mudar o que?", indagou Aziz, concordando com Humberto Costa e com o vice-presidente da Comissão, Randolfe Rodrigues, que também criticou o acerto com a Conmebol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp