Política

Senado aprova texto-base da privatização da Eletrobras por 42 a 37

Divulgação
Relator da proposta, senador Marcos Rogério (DEM-RO), apresentou três versões do texto  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/06/2021, às 17h48   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Senado aprovou o texto-base da Medida Provisória de privatização da Eletrobras, em votação no final da tarde desta quinta-feira (17). O relator da proposta, senador Marcos Rogério (DEM-RO), apresentou três versões do texto, com diversas mudanças para conseguir os votos para aprovação da matéria. A votação foi apertada: 42 a 37.

Senadores protestaram contra o pouco tempo que tiveram para analisar o texto proposto caso a votação fosse mantida para o mesmo dia. A MP foi enviada pelo governo ao Congresso Nacional em fevereiro. Ela precisava ser votada até 22 de junho para não perder validade. 

Novas versões do relatório do senador Marcos Rogério (DEM-RO) foram apresentadas, e vários senadores discursaram sobre o texto. Senadores da oposição criticaram a inclusão de "jabutis" no texto original, que devem elevar o custo da transação. 

O governo espera arrecadar cerca de R$ 60 bilhões com a privatização da empresa. A União possui cerca de 60% das ações. Com a capitalização, a partir da emissão de ações, deve reduzir a participação na empresa para 45%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp