Política

“Obrigado Zezéu, mas Gabrielli não poderia ficar de fora”

Publicado em 10/03/2012, às 11h08   Luiz Fernando Lima




O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, assumiu na manhã desta sexta-feira (9) a secretaria estadual do Planejamento (Seplan). Durante a concorrida cerimônia na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o governador Jaques Wagner (PT) reiterou que a mudança foi uma opção pessoal.

O deputado federal, Zézeu Ribeiro, deixa o cargo com a sensação de dever cumprido, mas discordando da forma de condução do processo.  “O tempo foi pouco. Eu entendo político com a construção de cultura. Então, é preciso de um prazo para amadurecer estas questões. Depois de 18 anos no Legislativo passo por uma experiência de 13 meses no Executivo e volto para outra trincheira, mas com os mesmo objetivos e na mesma direção”.

A mudança, de acordo com Wagner, se deve ao fato de que um quadro como Gabrielli não poderia deixar de ser aproveitado na administração estadual e que dentro da gestão o Planejamento é o local mais adequado para o ex-presidente transitar. “ Precisava aumentar a concentração da Seplan na atração de investimento. Gabrielli tem a experiência nacional e internacional para conduzir este processo”, declarou.

O governador considera Gabrielli o quarto secretário do Planejamento (é o quinto). Para Wagner, a substituição não vai comprometer os processos. “ É uma transição tranquila. São dois quadros de longa data dentro do partido e do projeto estadual e nacional. Zezéu deu uma contribuição importante. Começou as questões da mobilidade, da ponte Salvador-Itaparica”.

O chefe do Executivo destacou ainda que Gabrielli poderia ter ido para iniciativa privada, onde provavelmente, ganharia muito mais do que como secretário. “Pelo compromisso com o projeto resolveu continuar neste projeto”. No discurso para um auditório lotado, Wagner brincou que este fato “Lá (Petrobras) ele (Gabrielli) pilotava um Boeing. Aqui vai assumir um bimotor”.

O novo secretário conversou com a imprensa após o rito de oficialização. Para Gabrielli, o momento é de conhecer a estrutura que já está caminhando e intensificar as ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas pelo governador Jaques Wagner. O discurso foi generalista, mas demonstra que as expectativas em torno da entrada de um quadro como ele na Seplan são grandes e que muito trabalho deve ser feito.

* Matéria originalmente postada às 15h, do dia 09.03.2012

Fotos: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp