Política

Independência entre Poderes não signica impunidade a quem desrespeita as instituições, diz Fux

Divulgação | STF
Bnews - Divulgação Divulgação | STF

Publicado em 02/08/2021, às 15h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse nesta segunda-feira (02) que os poderes da República são harmônicos entre si, mas não podem ficar impunes quando atentam contra instituições."Harmonia e independência entre os poderes não implicam impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições", afirmou o presidente.

Fux disse ainda que a população não aceita que crises sejam resolvidas de formas contrárias ao que determina a Constituição.“O povo brasileiro jamais aceitaria que qualquer crise, por mais severa, fosse solucionada mediante mecanismos fora da Constituição”, continuou Fux.

Vale lembrar que o discurso do ministro em defesa das instituições, da Constituição e contra o conflito entre os poderes ocorre em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro decidiu intensificar os ataques contra a urna eletrônica e o modelo eleitoral do Brasil, disparando críticas ao TSE e ao STF. Apesar dos ataques, o próprio Bolsonaro admite que não tem provas de fraude.

Fux declarou que ataques de "inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública" acabam por deslegitimar "veladamente as instituições do país"."Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do Brasil e corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção da democracia de nosso país", finalizou o ministro.

Matérias relacionadas:

Dados do TSE mostram que voto impresso aumenta possibilidade de fraudes

Ministro determina que Bolsonaro apresente até segunda provas sobre supostas fraudes eleitorais

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp