Política

João Leão volta a Brasília e coloca lenha na fogueira

Imagem João Leão volta a Brasília e coloca lenha na fogueira
Com o retorno do pepista, mais um petista deixa a Câmara Federal   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/03/2012, às 08h49   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

As recentes mudanças nos ministérios e secretarias estaduais e municipais provocaram uma verdadeira dança das cadeiras no Congresso Nacional e embaralhou o cenário político baiano. O retorno de Mário Negromonte (PP) (ex-ministro das Cidades), Zezéu Ribeiro (PP) (ex-secretário de Planejamento), Afonso Florence (PT) (ex-ministro do Desenvolvimento Agrário) e, na próxima quinta-feira (15), de João Leão (PT) (chefe da Casa Civil de Salvador) à Câmara Federal mexeu com os acordos entre as legendas e promete refletir nas eleições de outubro.

Deixam o parlamento os quatro suplentes – João da Pesca (PP), Joseph Bandeira (PT), Sérgio Carneiro (PT) e Emiliano José (PT). Este último deixará o cargo assim que João Leão chegar. O cacique do PP anunciou nesta segunda-feira (12) que vai antecipar a sua saída da Casa Civil. De acordo com ele, a decisão vai no sentido de ajudar o prefeito João Henrique e a cidade de Salvador via Congresso Nacional. “Teria que voltar no final do mês, mas resolvi adiantar porque em Brasília consigo tocar alguns projetos para Salvador, a exemplo, do metrô.

Com estas mudanças, deputados com prestígio ao governo estadual, principalmente, voltam para a suplência. Os casos de Sérgio Carneiro e Emiliano José são os que, segundo fontes petistas, mais preocupam a Jaques Wagner. Na verdade, Carneiro é o relator do Código Processo Civil (CPC), no entanto, quem tem trabalhado para mantê-lo em Brasília é o irmão, João Henrique (PP). O prefeito de Salvador tenta emplacar algum deputado federal em uma das pastas que ficarão vagas após a mudança do secretariado municipal, mas não tem tido boa sorte.

Dentro do governo estadual circula a informação de que Jaques Wagner fará um esforço para manter Emiliano no Congresso. Para tanto, voltou a ganhar força uma possibilidade até então considerada remota, o retorno de Valmir Assunção à secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Em conversa com a reportagem do Bocão News, na última sexta-feira (9), o parlamentar negou taxativamente a possibilidade, mas há indícios de que conversas estão acontecendo e de que o atual chefe da pasta, Carlos Brasileiro, deve mesmo ser candidato a prefeito em Senhor do Bonfim.

Thomé de Souza

Ainda sobre as mudanças na prefeitura de Salvador, Leão não faz mistério e revela que em seu lugar, por enquanto, fica o chefe de gabinete Geraldo Dias Abbehusen. Há ainda uma tentativa de trazer o ex-secretário executivo do ministério das Cidades, Roberto Muniz para o cargo, mas este, segundo afirmam, está tentado a aceitar oportunidades que apareceram na iniciativa privada, “onde se ganha mais e se ouve menos”.

Surfando na mesma onda de Leão, Reinaldo Saback, também anunciou que vai deixar o cargo antes do prazo estabelecido pela lei eleitoral – 31 de março. O vereador vai tentar reeleição. Em seu lugar assume o subsecretário. De acordo com o chefe da Casa Civil, a tendência é que neste primeiro momento todos os subsecretário ou chefes de gabinetes assumam as vagas dos secretários que deixarem o cargo. A razão ninguém esclarece.

Quem deve estar satisfeita com esta decisão é a nova primeira dama da cidade, Tatiana Paraíso, que, conforme este site publicou, fica com a cadeira de Gilberto José (Saúde). O superintende da Sucom, Cláudio Silva, é a única incógnita restante na equação do primeiro escalão do Thomé de Souza. Silva ainda vai conversar com João Henrique para decidir se vai se candidatar ou não para vereador.

Dado como certo, o retorno do empresário e jornalista André Curvello na secretaria de Comunicação não saiu nesta segunda-feira (12). Fontes do Bocão News revelaram que o atraso se deve ao mesmo motivo que o tirou do front em 2010. A volta de todas as atribuições do segmento Comunicação à secretaria foi a principal condições estabelecida por Curvello para reassumir o cargo. Ao que parece, nem tudo foi cumprido. No Diário Oficial de hoje, diversas nomeações, no entanto, indicam que a solução está próxima.

Foto: Edson Ruiz // Bocão News
Nota originalmente publicada às 18h do dia 12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp