Política

Dono da Precisa entra com ação no STF para não depor na CPI da Covid

Jefferson Rudy/Agência Senado
Nome de Maximiano foi citado mais uma vez na sessão desta terça (10) da CPI da Pandemia como membro de um grupo que compõe parte dos investigados e pessoas relacionadas às investigações da comissão  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 10/08/2021, às 18h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A defesa dono da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, realizou uma solicitação no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10), para não comparecer à CPI da Covid,  no depoimento marcado para 19 de agosto. 

Segundo a CNN, o nome de Maximiano foi citado mais uma vez na sessão desta terça (10) da CPI da Pandemia como membro de um grupo que compõe parte dos investigados e pessoas relacionadas às investigações da comissão. 

O empresário é investigado pela CPI por intermediar a compra da vacina indiana Covaxin, junto ao Ministério da Saúde.

Entenda o caso

A existência de denúncias de irregularidades em torno da compra da vacina indiana Covaxin foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo em 18 de junho, com a divulgação do depoimento sigiloso do servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda ao Ministério Público Federal, que relatou pressão "atípica" para liberar a importação da Covaxin.

Desde então, o caso virou prioridade da CPI no Senado. A comissão suspeita do contrato para a aquisição da imunização, por ter sido fechado em tempo recorde, em um momento em que o imunizante ainda não tinha tido todos os dados divulgados. A vacina, ao custo de US$ 15, também tinha preço superior a outros imunizantes cujas propostas foram recusadas inicialmente pela Saúde, como a vacina da Pfizer (ofertada a US$ 10).

A Precisa Medicamentos, que intermediou a compra das vacinas com o governo, afirmou que o grupo adere "aos mais altos padrões de conformidade e são regidos por um código muito rigoroso de práticas éticas e governança corporativa" e negou as possíveis irregularidades na compra dos imunizantes. 

Relacionadas:

Precisa Medicamentos diz que irmãos Miranda agem por "interesses políticos"

Fabricante indiana rompe contrato da Covaxin com intermediária na mira da CPI da Covid

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp