Política

PGR barrou análise de pedido de prisão contra Roberto Jefferson no ano passado

Reprodução/Twitter
Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 17/08/2021, às 12h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria-Geral da República (PGR) impediu que a Justiça Federal de Três Rios (Rio de Janeiro) analisasse um pedido de prisão contra o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e apoiador do governo Bolsonaro. O caso aconteceu em dezembro de 2020 e tinha como base do pedido as mesmas justificativas que o levaram a prisão na última semana.

No parecer emitido no ano passado, a PGR explica que a investigação contra o condenado no Mensalão deveria ficar no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), que já tinha aberto o inquérito das fake news e que também apurava a organização de atos antidemocráticos. 

O órgão argumentou que o petebista era alvo de investigação por estimular atos antidemocráticos, o que nunca aconteceu. A investigação foi aberta em razão do vídeo publicado por Jefferson em que aparece armado e faz ameaças ao Congresso Nacional e ao Supremo. 

Roberto Jefferson foi preso na última sexta-feira, após um pedido da Polícia Federal ao ministro Alexandre de Moraes, que pediu antes uma manifestação da PGR em 24 horas. O prazo não foi cumprido e a manifestação só aconteceu após o pedido de prisão ser expedido pelo ministro.

Na semana passado, no entanto, a PGR, chefiada por Augusto Aras, usou uma justificativa oposta à dada anteriormente e disse que a prisão de Jefferson deveria ter tramitado em primeira instância.

Augusto Aras foi indicado por Bolsonaro à PGR para um mandato de dois anos, mas a sua recondução será avaliada pelo Senado.

Notícias Relacionadas

Roberto Jefferson é preso pela Polícia Federal

Filha de Roberto Jefferson diz que pai não está bem de saúde e avalia que família é perseguida política

Talita Oliveira diz que prisão de Roberto Jefferson é para calar "quem se opõe ao sistema"

PGR opinou contra prisão de Roberto Jefferson e respondeu a Moraes fora do prazo estipulado

Em vídeo, Roberto Jefferson aparece armado e chama embaixador de "macaco chinês"

Ministro abre investigação de suposta divulgação de dados sigilosos

Ministros do STF e do TSE planejam incluir novos ataques de Bolsonaro a inquéritos já existentes contra presidente

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp