Política

Presidente da Aprosoja que se reuniu com Sergio Reis também é alvo da PF

Divulgação/Aprosoja
Em nota, a Aprosoja se pronunciou nesta manhã e negou que tenha financiado ou apoie a "invasão" ou "atos de violência" contra o Supremo Tribunal Federal (STF) ou qualquer outra entidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Aprosoja

Publicado em 20/08/2021, às 10h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Anfitrião da reunião em que o cantor Sérgio Reis convocou uma manifestação para pressionar a aprovação do voto impresso, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antonio Galvan, também é um dos alvos de mandado de busca e apreensão cumprido nesta sexta-feira (20).

No áudio que viralizou e constrangeu o sertanejo, ele diz a um amigo que conseguiu reunir "40 plantadores de soja" que tinham financiado a ida de "400 índios" para conhecer o presidente Jair Bolsonaro em Brasília.

Em nota, a Aprosoja se pronunciou nesta manhã e negou que tenha financiado ou apoie a "invasão" ou "atos de violência" contra o Supremo Tribunal Federal (STF) ou qualquer outra entidade.

A organização reiterou a sua atuação há três décadas no país "representando de forma legítima 240 mil sojicultores" e não tem qualquer relação com protestos que preguem a desordem com o bloqueio de vias, proposto por Sérgio Reis ao conclamar a paralisação de caminhoneiros.

"[...] Portanto, a associação não possui qualquer ligação com atos que defendam “invadir” ou “quebrar” o STF, não responde institucionalmente pela organização de nenhum movimento e repudia qualquer publicação que vincule a associação a movimentos violentos ou ilegais.”, diz a nota.

O deputado federal bolsonaritas Otoni de Paula também está entre os investigados. Estão sendo cumpridos mandados de busca no Rio de Janeiro (1), São Paulo (2), Brasília (1), Ceará (1), Paraná (1), Santa Catarina (6) e Mato Grosso (1). Os alvos serão ouvidos à tarde nas unidades da PF nos Estados. Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados em 29 endereços. 

O cantor Eduardo Araújo, que esteve no Planalto com Sergio Reis para o encontro com Bolsonaro, e o caminhoneiro Zé Trovão, que costuma postar vídeos pedindo intervenção militar organização de atos antidemocráticos são outros nomes desta lista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp