Política

Bacelar diz que Brasil precisa de reforma política e que volta de coligações foi um "mal necessário"

Vagner Souza/BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 26/08/2021, às 10h45   Victor Pinto e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Bacelar afirmou nesta quinta-feira (26) que é a favor de uma "reforma política" mais abrangente, não somente com um viés "eleitoral", que acontece sempre às vésperas das eleições com emendas nas leis.

"O Brasil precisa de uma verdadeira reforma política, não uma reforma eleitoral como todo ano que antecede eleição tem ocorrido, consertos na lei que transformam a lei em um monstro grande e feio", disse em conversa com o BNews, durante a visita à Policlínica de Narandiba, onde aguarda a chegada do ex-presidente Lula.

Aprovada pela Câmara com voto favorável de Bacelar, a volta das coligações partidárias gera polêmica e é alvo de impasse no Senado. O ex-secretário de Educação de Salvador repete o argumento dos deputados de oposição, que alegam que a proposta era a contrapartida para evitar que fosse aprovado o "distritão", que é o voto por estado, que segundo ele seria a imposição de um sistema "elitista e concentrador".

"Foi o único remédio que tivemos para enfrentar o 'distritão, coligação é uma distorção no sistema proporcional, mas no momento era o remédio para um veneno que seria o 'distritão'. Esse sim, um sistema antidemocrático, elitista e concentrador", afirmou Bacelar, que acredita que o clima deve mudar no Senado, que pode seguir a mesma posição da Câmara.

Sobre a visita do ex-presidente da República à Bahia, Bacelar diz que a sua presença tem "caráter afetivo" e de "reconhecimento" por tudo que o governo Lula fez para o Nordeste e, em especial, ao seu estado natal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp