Política

Advogados de candidatos à presidência do CRO-BA denunciam que foram impedidos de acompanhar homologação das chapas

Reprodução/Google Street View
O acesso aos documentos teria sido autorizado apenas depois de representante da OAB comparecer ao órgão.   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 03/09/2021, às 21h32   Lucas Pacheco


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns advogados de chapas inscritas para concorrer à presidência do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) denunciaram ao BNews nesta sexta-feira (03) que foram impedidos de ter acesso à cópia do processo de homologação das chapas e que a reunião de deliberação ocorreu sem a participação de representantes de todos os candidatos.

O edital de homologação das chapas foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta. Segundo o documento, o “Plenário decidiu inscrever as chapas n.º 01 e n.º 02 as quais, em consequência, concorrerão à eleição para a renovação do corpo dirigente do CRO-BA, convocada através do Edital n.º 02/2021, publicado no D.O.U de 30/06/2021”. 

Os advogados afirmaram que, após tomarem ciência do edital publicado, foram nesta manhã até a sede do órgão para terem acesso ao teor do processo de homologação e foram impedidos de receber as cópias. Segundo um dos advogados, diversas justificativas foram apresentas para que eles não tivessem acesso ao processo, como que a impressora estava quebrada, que os advogados das chapas não tinham autorização para obter as cópias e que o não recebimento se dava porque os mesmos estavam causando tumulto na recepção do órgão. 

Ele ainda afirmou que metade dos integrantes do Plenário do CRO-BA, resposável por homologar as chapas, é composta por membros da atual gestão que concorre à reeleição e que isso impede a isonomia do pleito e que seja dado o mesmo tratamento a todos os candidatos. 

Outra advogada afirmou que os advogados e representantes de chapas se dirigiram à sede do conselho na manhã desta sexta-feira porque hoje começa o prazo para impugnação ao resultado da homologação das chapas e que foram mantidos no balcão da recepção, impedidos de entrar no prédio e sem explicações. Ela afirmou ainda que um membro do plenário que teria rompido com a atual gestão foi afastado do cargo nesta mesma reunião de homologação das chapas. 

“Se houve a tal reunião, ninguém foi convidado. E uma reunião dos dez membros do plenário, cujo cinco estão na chapa da atual gestão, é uma reunião suspeita. Também nela eles afastaram o único membro do plenário que rompeu com eles”.  

Ela ainda alegou que o acesso à cópia do processo de homologação só foi autorizada após uma representante da Comissão de Prerrogativas dos advogados da OAB/BA chegar ao local.

Procurada pelo Bnews, a presidente da Comissão Eleitoral do CRO-BA, Andréia Cristina Leal Figueiredo, não atendeu às nossas ligações e nem respondeu às mensagens.

Já o atual presidente do conselho, Marcel Arriaga, também contatado pelo BNews, afirmou que não é o responsável por disponibilizar qualquer documento. 

“Eu não faço parte da comissão eleitoral, eu sou candidato. Não sou eu que disponibilizo ou não processo. Eu não posso me envolver nesse tipo de assunto. Eu não sou responsável por disponibilizar ou não qualquer material. O presidente, ele está afastado de tudo o que diz respeito à comissão eleitoral. Tem uma comissão tratando disso”. 

Ele também afirmou que a situação seria “espuma” de candidato. 

“Ao invés de fazer campanha, isso é espuma de candidato. É obvio que o prazo legal não se esgota em um sábado ou domingo ou período que é feriado. É óbvio que nenhum candidato seria prejudicado por um problema desse. É muito primário de um pretenso candidato alimentar isso e achar que será prejudicado ”. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp