Política

Ex-embaixador filmado aos tapas com colega do Itamaraty ganha cargo no alto escalão

Agência Brasil
Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 06/09/2021, às 12h58   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Flagrado em fevereiro de 2019 aos tapas com um colega do Itamaraty, o ex-embaixador do Brasil na Bolívia e na Namíbia, Augusto Silveira de Andrade Filho ganhou um cargo no alto escalão do Ministério das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, pasta chefiada.
.
Andrade Filho foi flagrado por câmeras de segurança há dois anos trocando socos com outro diplomata no Aeroporto de Santa Cruz de La Sierra, pouco antes de se tornar embaixador na Namíbia. Para a nova função, ele vai receber um salário de R$ R$ 16.944,90

Ele foi nomeado para a Secretaria de Gestão Administrativa da Secretaria-Geral, cargo antes ocupado por Pedro Gustavo Ventura Wollny, antigo chefe de gabinete da pasta na época de Ernesto de Araújo.

Wollny ficou conhecido em 2019 por mover uma ação contra o Twitter após ser alvo de publicações homofóbicas contra ele. À época, Pedro foi chamado de "Petra Vollny", "bichona", "depravado", entre outros termos. Em abril de 2021, foi rebaixado para o cargo de Secretário-Geral da Gestão Administrativa.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (6), assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp