Política

Em pronunciamento, Ciro Gomes pede cautela no 7 de setembro e lembra que ditadura afeta mais os pobres

Reprodução/Twitter
Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 07/09/2021, às 12h39   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Em pronunciamento divulgado na manhã desta terça-feira, no feriado de 7 de setembro, o ex-ministro Ciro Gomes pediu mais uma vez cautela a todos que forem às ruas para protestar em favor da democracia, diante da tensão criada e mantida pelo presidente Jair Bolsonaro e apoiadores. 

Potencial candidato do PDT à presidência no próximo ano, Ciro disse que o recado em prol da "liberdade" já foi dado pelas instituições democráticas como o Supremo Tribunal Federal (STF) e entidades, algumas ligadas ao mercado, que reafirmaram a sua posição contra a "ruptura democrática".

"A mensagem de liberdade nesse 7 de setembro já se firmou antes que amanhecesse o dia. Aconteceu quando nossas instituições conseguiram reagir aos devaneios do estúpido tiranete, quando o agro, indústria e serviços disseram que não queriam o rompimento", disse Ciro.

Novamente, o pedetista alertou para a possibilidade de infiltrados, a quem chamou de "provocadores e semeadores do caos", nos movimentos, provocarem alguma situação de violência para justificar atos de repressão. O ex-governador do Ceará reiterou o desejo de ter um país que ofereça qualidade de vida à população e preço justo no alimento, na luz e no gás.

Ele recordou a época da Ditadura Militar no Brasil para sensibilizar os mais pobres, que são justamente os que mais sofrem com a instalação de um regime autoritário.

"Para as pessoas mais pobres que, por ventura, estejam me ouvindo, a luta política, o risco de perder a democracia pela ditadura, não afetam somente os riscos. Debaixo da ditadura, são sempre os pobres que mais sofrem, os mais riscos sempre se arranjam. Vocês, pobres, que terão a chuva de bala perdida, mortos, o custo de vida subir ainda mais, sem ninguém ouvir a sua voz. Ditadura é tempestade de miséria e silêncio", declarou.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp