Política

Fusão entre DEM e PSL deve ocorrer em outubro; líderes planejam novo estatuto

Divulgação
  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/09/2021, às 16h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os líderes de DEM e PSL planejam oficializar a fusão das siglas até outubro. Segundo o site Poder360, eles estimam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levará de 3 a 4 meses para homologar. O novo partido precisa da autorização da Corte até abril para poder disputar as eleições de 2022.

É provável que integrantes do DEM, principalmente, não fiquem na legenda por causa de disputas locais de poder. Alguns perderão espaço para pesselistas quando a fusão estiver concluída.

A debandada do PSL, porém, não deverá acontecer no primeiro momento. Cerca de metade da bancada da legenda é fiel ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e irá para o partido que ele escolher. Mas provavelmente isso só se dará na janela.

Estatuto

De acordo com o Poder360, advogados do DEM e do PSL já estudam a compilação dos estatutos dos partidos. Além disso, são esperados para os próximos dias os resultados de uma pesquisa sobre possíveis nome, marca, número e outros aspectos da identidade da nova legenda.

É avaliado manter o número 25 na urna –o 17 ficou muito identificado com Bolsonaro e será descartado. O presidente do PSL, Luciano Bivar, deverá presidir a nova sigla, enquanto ACM Neto assume a secretaria-geral.

O ex-prefeito de Salvador conseguiu reduzir a resistência de seus correligionários à fusão. Os principais entraves eram os caciques regionais. Apesar disso, ainda há resistência em cerca de 1/3 dos Estados, incluindo locais importantes como São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Paraíba.

A Executiva do DEM reúne-se na terça-feira (21) para discutir o assunto. A do PSL deverá marcar reunião nos próximos dias. Se tudo correr bem, os partidos deverão convocar suas convenções, possivelmente em conjunto, para fechar a fusão.

Hoje, PSL tem 53 deputados e DEM, 28. Somados, são 81.

Matérias Relacionadas

Número do DEM deve ser mantido após fusão com o PSL; identidade ainda é debatida  

Planalto tenta impedir fusão entre DEM e PSL

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp