Política

Em sessão na Câmara, Guedes tenta justificar offshore milionária em paraíso fiscal

Washington Costa/ME
Bnews - Divulgação Washington Costa/ME

Publicado em 23/11/2021, às 10h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em sessão na Câmara dos Deputados após ser convocado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender nesta terça-feira (23) a legalidade da manutenção da sua conta offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal.

A justificativa dada por Guedes foi em referente à taxação de heranças, já que se o dinheiro estiver em uma conta de "pessoa física", ao falecer quase metade deste montante pode ser tributado pelo "governo americano".

"Offshore é um veiculo de investimento absolutamente legal. É absolutamente legal. Por razões sucessórias, se comprar ações de empresas, se tiver uma conta em nome da pessoa física, se você falecer, 46%, 47% é expropriado pelo governo americano. Tendo uma conta em pessoa física, todo seu trabalho de vida, ao invés de deixar para herdeiros, vira imposto sobre herança. Então o melhor é usar offshore, que está fora do continente", explica.

Logo no início do seu discurso, Guedes alegou que não compareceu à sessão marcada no dia 10 de novembro por "conflito de agenda", e também negou que tenha se mantido no cargo por interesses externos, ou se beneficiado de informações e decisões privilegiadas.

Ter uma offshores, por si só, não configura crime e é absolutamente legal. Contudo, o fato de Guedes ocupar um cargo determinante para os rumos da economia do país pode gerar conflito de interesses, até porque cada vez que dólar sobe, o seu patrimônio na offshore também cresce.

Segundo informações do UOL, o ministro da Economia depositou US$ 9,54 milhões (mais de R$ 53,4 milhões, na cotação atual) na conta da offshore, em uma agência do banco Crédit Suisse em Nova York. Além de Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, manteve recursos investidos por meio de offshores.

A audiência pública começou às 10h e conta com as duas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Fiscalização Aduaneira e de Controle.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp