Política

Lula defende manutenção de Jobim

Publicado em 21/11/2010, às 16h33   Redação Bocao News



Apesar de afirmar que a presidente eleita Dilma Rousseff tem que montar uma equipe com a “sua cara”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não perde oportunidade em defender alguns dos seus “apadrinhados”. Assim como sugeriu a manutenção de Guido Mantega, na Fazenda (já emplacado), Henrique Meirelles na presidência do Banco Central, Lula insiste na permanência de Nelson Jobim no Ministério da Defesa.

Em conversa com a sucessora o presidente aconselhou a manutenção de Jobim, após sondar seu interesse em continuar no cargo. Entre os argumentos que utilizou em favor de Jobim, Lula mencionou o projeto de lei que tramita no Congresso que cria a Comissão da Verdade, um grupo para investigar a violações praticadas contra os direitos humanos durante a ditadura militar, tema espinhoso para as Forças Armadas.

Na avaliação do presidente, Jobim tem as credenciais para evitar que o desconforto se converta na primeira crise da gestão de Dilma. Lula também avalia que a Defesa não é um posto simples de preencher. Acha que, no exercício do cargo, Jobim granjeou o respeito dos militares e daria um bom anteparo entre Dilma e os comandantes militares. Daí a sugestão.

Os militares entendiam que proposta tinha apenas um viés, já que falava em restabelecer a verdade sobre a “repressão política” patrocinada pela ditadura sem, no entanto, mencionar os “excessos” cometidos pelos grupos de guerrilha que pegaram armas contra os governos militares, do qual Dilma fez parte.

Jobim endossou as queixas, se contrapôs ao ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, responsável pela proposta, que terminou sendo alterada com a mediação do presidente Lula. (Com informações blog Josia de Souza)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp