Política

Diap: bancada do PT deve ser a maior

Imagem Diap: bancada do PT deve ser a maior
Levantamento coloca petistas e peemedebistas com maioria no Congresso  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/09/2010, às 19h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Recente levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) conclui que os petistas devem eleger a maior bancada na Câmara Federal. O mesmo relatório coloca o PMDB como o partido deve ter o maior número de senadores no Congresso Nacional.
De acordo com a pesquisa, o PT pode eleger até 110 deputados. A previsão é que o PMDB ganhe de 70 a 100 cadeiras de deputados.

Já o PSDB, que em 2006 elegeu 66 deputados e atualmente conta com uma bancada de 59, está em situação melhor que o Democratas e deve eleger um mínimo de 55 e um máximo de 70 deputados. O DEM, que na eleição passada elegeu 65 e atualmente está com 56 deputados, deve eleger um mínimo de 38 e o máximo de 53 deputados, segundo o Diap.

De acordo com diretores da Diap, a metodologia adotada, com intervalo entre um número mínimo e máximo de vagas por partido, decorre, entre outros, de dois aspectos: as coligações e o quociente eleitoral, que pode alterar significativamente o desempenho eleitoral das bancadas. Os partidos coligados podem ganhar ou perder vagas para seus parceiros e a exigência de quociente eleitoral pode deixar fora da Câmara candidatos com excelente desempenho, mas o partido não ultrapassou a cláusula de barreira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp