Política

Deputados baianos preocupados

Imagem Deputados baianos preocupados
Os parlamentares estariam assustados com o resultado de uma investigação do Ministério Público  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/11/2010, às 18h04   Luiz Fernando Lima



A sessão na Assembleia Legislativa da Bahia desta quarta-feira (24) caiu mais uma vez por falta quórum. Esta foi mais uma oportunidade de votar projetos tidos como importantes, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que os parlamentares perderam. Contudo, nos bastidores do Plenário a informação que corre é que as ausências dos deputados se devem a duas questões que estão tirando o sono deles.

O primeiro motivo seria a proximidade da conclusão da investigação do Ministério Público Federal (MPF), que em parceria com a Polícia Federal (PF), teria encontrado diversas irregularidades nas movimentações bancárias de 21 dos 63 parlamentares do estado. O caso veio a público em março deste ano.

Por conta de se tratar de sigilo fiscal, as informações não foram divulgadas à época, já que as investigações correrm em segredo de justiça procedimento obrigatório em matérias de natureza fiscal. Pro isso, nenhum detalhe foi fornercido.

De acordo com o que circula, quando os investigadores cruzaram a declaração de Imposto de Renda com a movimentação bancária, a conta não teria batido, o que aponta para irregularidades, de modo que durante as investigações, além da quebra de sigilos fiscais e bancários, houve também escutas telefônicas que atestaram os desvios de conduta.

Durante a sessão esvaziada dessa quarta-feira circulou que os parlamentares envolvidos neste processo fariam uma reunião ainda nesta tarde para traçar a estratégia de defesa.

Um servidor, que não quis se identificar, disse à reportagem do Bocão News, que a “bomba vai estourar. É questão de horas”. No entanto, a reportagem não conseguiu confirmar as informações com o Ministério Público tampouco com a Polícia Federal. Procuramos pela sala ou gabinete onde a reunião estaria acontecendo, mas sem sucesso.

Outra informação de bastidor que, segundo dizem, pode estar contribuindo para a inatividade da Casa, seria a insatisfação dos deputados com o governo do estado decorrente de supostas dificuldades para cumprir com acordo firmado com os parlamentares no inicio do ano, envolvendo suplementação financeira. O governador Jaques Wagner, de acordo com as informações, está com problemas de caixa, o que tem prejudicado a relação entre os poderes Executivo e Legislativo no estado.

Questionados sobre os assuntos, os parlamentares negam veementemente. Entretanto, salvo as trocas de acusações superficiais, nas quais a bancada do governo responsabiliza a oposição pela falta de quórum e vice versa, nenhuma explicação foi dada para o prolongamento da inatividade na AL.

Eleição da Mesa Diretora da próxima legislatura, disputa pelas lideranças dos blocos partidários e o alto percentual de renovação não são apontados como fatores responsáveis pelo esvaziamento da Casa. Já os outros, são.


Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp