Política

Palocci e Bernado integrarão governo

Imagem Palocci e Bernado integrarão governo
Dilma confirma equipe econômica e convida Palocci e Bernardo para cargos-chave  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/11/2010, às 17h56   Redação Bocão news e Agências


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci (PT-SP) foi convidado pela presidente eleita, Dilma Rousseff, ´para compor sua equipe de governo. Não há definição de qual pasta Palocci ocupará. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo também permanecerá no governo, segundo ele informou nesta quarta-feira (24).

Palocci e Bernardo vão ocupar dois dos principais cargos do governo. Um ficará com a Casa Cilvil e o outro com a Secretaria Geral. Ainda não se sabe quem vai para onde. Palocci foi convidadopara a Casa Civil, mas as apostas dão conta que o mais provável é que ele assuma a Secretaria Geral, que absorverá as articulações políticas hoje por conta da Secretaria das Relações Institucionais. 

A ida de Palocci para a Secretaria Geral seria uma articulação para contrapor o poder de fogo do vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), nas negociações com o Congresso.

Paulo Bernardo, substituído no Planejamento por Miriam Belchior, deve ficar com a Casa Civil, que será um órgão de assessoramento, sem a atribuição de coordenar o Programa de Aceleração do Crescimento.

Confirmações - A presidente eleita confirmou os nomes de Guido Mantega para permanecer na Fazenda, Alexandre Tombini, para presidir o Banco Central, e Miriam Belchior para assumir o Ministério do Planejamento. 

A indicação de Tombini terá que ser submetida à aprovação do Senado. O anúncio oficial será feito pelos coordenadores da transição, José Eduardo Cardozo, José Eduardo Dutra, Antônio Palocci e o vice-presidente eleito, Michel Temer.

A orientação da presidente eleita é que a equipe econômica assegure a continuidade política econômica do governo Lula - baseada no regime de metas de inflaçõa, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal - e promova os avanços que levarão o Brasil a vencer a pobreza e alcançar o patamar de nação plenamente desenvolvida. (Com informações da Agência Brasil)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp