Política

Governador defende indenização a fazendeiros baianos

Publicado em 05/05/2012, às 16h29   Redação Bocão News



Nesta sexta-feira (04), o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), defendeu que União indenize os fazendeiros pelas benfeitorias na área de 54 mil hectares reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como território indígena no sul do Estado, de acordo com informações divulgadas pela Folha.

Segundo a publicação, ao decidir que a terra pertence aos pataxós hã hã hães, o STF anulou títulos de propriedade emitidos pelo governo da Bahia e deixou a cargo da União a decisão de indenizar ou não os produtores rurais pelas benfeitorias.

De acordo com o governador, parte dos fazendeiros chegou a acordos com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e abandonou as fazendas pela indenização, durante a disputa judicial. Wagner afirmou reconhecer o direito dos índios, entretanto se disse "solidário" aos fazendeiros que tiveram anulados os títulos "indevidamente concedidos".

Foi descartado pelo governador a possibilidade de indenizar os fazendeiros pela terra nua. Por conta do prejuízo, os fazendeiros preparam uma ofensiva judicial contra o Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp