Política

Porto Seguro: Jonas Paulo não confirma apoio a Jânio Natal

Imagem Porto Seguro: Jonas Paulo não confirma apoio a Jânio Natal
Diretório municipal do PT decidiu pela aliança. Diretório estadual diz que ainda está negociando  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/06/2012, às 07h02   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O diretório municipal do PT em Porto Seguro aprovou o apoio do partido à pré-candidatura do deputado federal Jânio Natal (PRP) nas eleições de outubro. A reunião aconteceu no último final de semana e 80 filiados dos presentes votaram pela composição enquanto 60 optaram pela parceria com o atual prefeito Gilberto Abade (PSC).

Em contato com a reportagem do Bocão News, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, ressaltou que as conversas com o conselho político dos partidos aliados continua e que o martelo não foi batido em nenhuma das 35 maiores cidades do estado, entre as quais Porto Seguro.

Um membro do diretório municipal do PT, que não quis se identificar, se mostrou desconfortável com as declarações do presidente estadual do partido. De acordo com esta fonte, o encontro do diretório foi feito em consonância com o estatuto, portanto, a decisão deve ser soberana.

O presidente estadual tem o entendimento de que tudo deve ser negociado. Para Jonas Paulo, a única coisa certa é de que o PT vai apoiar candidatos da base que apoiaram o governador Jaques Wagner nas últimas eleições. Isso nas cidades onde não tiver candidato próprio com chances de vitória.

“Vou conversar ainda hoje com o governador Jaques Wagner. O PT está sendo generoso e está discutindo com os aliados”, avalia Jonas Paulo. O presidente partidário argumenta que o partido fez 70 prefeitos e que hoje tem 80. O PDT, segundo o petista, fez 8 e tem mais de 30, enquanto o PSD – que não existia em 2008 – tem 70 atualmente.

Jânio Natal, maior interessado em ter ao seu lado na corrida eleitoral, Wagner e companhia, afirmou que espera pela decisão final do partido. “Não falo pelo PT, mas entendo que tudo foi feito de maneira correta”. Nas prévias, o deputado federal aparece com uma vantagem considerada boa em relação aos adversários.

O PT tem na mesa de negociação pelo menos três propostas importantes para o município. O próprio prefeito Gilberto Abade apoiou Jaques Wagner e integra um partido, PSC, que está sendo atraído para a base aliada do governo do estado. A deputada estadual Claudia Oliveira deixou o PTdoB e desembarcou na nau do vice-governador Otto Alencar.

O PSD tem feito um grande esforço para se consolidar como a segunda força político do campo governista na Bahia. Para tanto, precisará desbancar o PP e o PDT que têm pretensões menos modestas que os outros aliados. Por outro lado, Claudia, assim como todos os seus correligionários, ainda espera a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o tempo de TV e Rádio e o fundo partidário.

A terceira via é a que vai na direção de Jânio Natal. O ex-prefeito de Porto Seguro também está em um partido em disputa pelo governo estadual e já conseguiu o apoio do diretório municipal em Porto Seguro. Resta saber se isto será suficiente para formar opinião. Nos bastidores, há quem afirme que o PT ainda vai deixar empurrar a decisão para o soar do gongo para ver o que pode tirar desta disputa.

Nota originalmente publicada às 19h45 do dia 4

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp