Política

Convenções partidárias abrem corrida eleitoral

Imagem Convenções partidárias abrem corrida eleitoral
Siglas oficializam candidaturas a partir do dia 10 de junho  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/06/2012, às 09h28   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Destinadas a oficializar candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, as convenções partidárias marcam a largada oficial das eleições municipais. Em Salvador, cujo cenário eleitoral ainda encontra-se na etapa de formação de alianças e definição de pré-candidaturas, a corrida eleitoral tem início no dia 10 de junho, domingo, quando o PDT realiza sua convenção para confirmar ou descartar a candidatura do deputado federal Marcos Medrado.



Um dia depois é a vez de o PP, partido do prefeito João Henrique, oficializar o nome de João Leão. Ainda patinando nas pesquisas de intenção de voto, o ex-chefe municipal da Casa Civil carrega o ônus de ter que defender a impopular gestão de João Henrique, por duas vezes eleito o pior prefeito de capitais do país.

No dia 17, o PCdoB referenda o nome da deputada federal Alice Portugal. A candidatura da comunista poderá causar rusgas com o PT, aliado histórico. Além disso, Portugal terá que superar outras dificuldades, como poucos recursos e tempo de TV limitado.



Aliados por imposição de um acordo entre as cúpulas nacionais, DEM e PSDB realizam convenção no dia 18 para corroborar o nome do deputado federal ACM Neto, que, por enquanto, lidera as pesquisas. Neto terá dificuldade de angariar o apoio real dos tucanos, que tiveram que desistir da candidatura do ex-prefeito Antônio Imbassahy.



No último dia reservado pelo calendário eleitoral para as convenções, PT e PMDB confirmam Nelson Pelegrino e Mário Kertész como candidato ao Thomé de Souza, respectivamente.

O petista, que tenta pela quarta vez ser prefeito da capital baiana, pretende se apoiar na popularidade do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, além de investir em uma possível aliança com o candidato de João Henrique caso chegue ao segundo turno.



Por seu lado, Kertész aposta na visibilidade de radialista e na experiência - foi  prefeito de Salvador em duas ocasiões. Se não chegar ao segundo turno, deve aliar-se com ACM Neto, com quem manteve conversas para o lançamento de uma candidatura única dos partidos de oposição.



Nesta segunda (04), como noticiou o Bocão News, o PRB também entrou na disputa eleitoral com o lançamento da candidatura do deputado federal Márcio Marinho.

*Com informações do jornal A Tarde
Nota oiriginalmente publicada às 18h do dia 4

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp