Política

Governo Dilma tem a cara de Lula

Publicado em 29/11/2010, às 12h54   Redação Bocão news


FacebookTwitterWhatsApp

Com a aceitação do ministro Nelson Jobim ao convite da presidente Eleita Dilma Rousseff para continuar na Defesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva emplaca mais um dos seus ministros na equipe de sua sucessora. De novo, até o momento, Dilma não tem nada, mostrando, cada vez mais, que seu governo será continuidade dos oito anos de Lula. 

Em reunião entre Dilma e Jobim ficou acertada a retirada da área de aviação civil do Ministério da Defesa. O objetivo da presidente eleita é remodelar o setor, abrindo o capital à iniciativa privada e acelerando a construção de aeroportos para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016.

A ideia é criar uma secretaria especial, provavelmente com status de ministério, para cuidar desses assuntos. Responderão à nova pasta a Infraero, estatal que administra aeroportos, e a Anac, agência reguladora do setor.

O presidente Lula sugeriu a Dilma a manutenção de Jobim, que conduz uma reforma da política de defesa.
Lula ainda não conseguiu emplacar a permanência de Fernando Haddad na Educação, como não conseguiu manter Henrique Meirelles no Banco Central. 

Enquanto o passado de guerrilheira de Dilma favorece a manutenção de Jobim como anteparo para as possíveis pancadas que a presidente venha a ser alvo e para blindá-la nas relações com as Forças Armadas, as trapalhadas da Educação envolvendo o Exame Nacional e Ensino Médio (Enem) descredencia Haddad para o posto.

Apesar disso, Lula continua insistindo no pedido para Dilma manter Fernando Haddad na Educação. A presidente eleita pretende atendê-lo. Para garantir, Lula preparou um “circo” em favor do protegido, que terá direito a fazer balanço público da sua gestão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp