Política

Bacelar assume Secult

Imagem Bacelar assume Secult
Deputado estadual reeleito aceitou o desafio proposto por João Henrique  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/11/2010, às 18h32   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual reeleito, João Carlos Bacelar (PTN) é o novo secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) de Salvador. Ele assume nesta terça-feira (30), às 17 horas, no gabinete do prefeito João Henrique, no Palácio Thomé de Souza.

Formado em Administração pela Universidade Federalda Bahia (Ufba.), Bacelar é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi vereador de Salvador por quatro mandatos e reeleito para o segundo como deputado estadual.

Bacelar assume a Educação com o compromisso de apurar as denúncias de irregularidades que resultaram  no afastamento do secretário Carlos Soares, envolvido em fraude no Projovem, programa do governo federal do qual teriam sido desvidos cerca de R$ 7,5 milhões. Apontado como o beneficiário do esquema, Soares teve seu bens bloqueados pela Justiça.

Bacelar já tem experiência na prefeitura de Salvador, tendo passado pela  Secretaria Municipal da Administração e presidido o extinto Instituto de Previdência de Salvador (IPS).

Em conversa ao telefone com a reportagem do Bocão News, o novo secretário falou um pouco sobre o desafio que assume de agora em diante.

“É um grande desafio assumir a Secretaria de Educação neste momento delicado, no entanto, vou trabalhar para fazer uma revolução neste segmento tão importante para os soteropolitanos. Teremos como missão fazer uma administração com austeridade e melhorar de antemão os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), articular a área cultural de Salvador também está entre as prioridades, bem como incluir a cidade no cenário de esporte amador”

Sobre a estrutura, Bacelar também foi enfático

“Vamos avaliar toda a estrutura, se identificarmos privilégios estes serão sumariamente cortados. A Secult trabalha com elementos formadores de opinião e vamos colocar como prioridade a prestação de serviço eficiente”.

Quanto ao momento em que a prefeitura passa, Bacelar reconhece que não é dos melhores

“Sei que o momento é de dificuldade, mas para o homem público a vida é constituída por desafios e não posso me isentar de enfrentá-los, quando surge uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da cidade. Tenho consciência de todos os problemas financeiros que Salvador passa, no entanto, acredito que é possível executar medidas fundamentais”.

Questionado sobre o tempo em que foi líder de oposição à gestão de João Henrique, disse  ter sido "da oposição nos dois primeiros anos da administração de João Henrique, mas acho que ele respeitou o trabalho que fizemos lá naquele período. Me lembro que em diversas oportunidades recebi elogios de sua parte, mesmo estando do outro lado”

Bacelar era um dos nomes cotados para assumir a liderança da oposição ao governo Jaques Wagner na próxima legislatura da Assembleia. O prefeito João Henrique, por outro lado, volta a se aproximar do governador petista, sobre isto o novo secretário tem uma opinião tranquila.

“Do ponto de vista pessoal não vou me aproximar, no entanto, como homem de partido estarei alinhado com o que for importante para cidade, para a legenda que represento, enfim, vou trabalhar sem amarras. Já sobre a Assembleia Legislativa, não tenho dúvidas que Paulo Azi (DEM) ou Leur Lomanto (PMDB), entre outros, tem total condições de fazer o trabalho que é necessário para que a Bahia tenha uma oposição séria e sólida”.

Para finalizar a conversa com Bacelar, a reportagem perguntou se ele iria recorrer à prerrogativa que tem de manter o salário de deputado abrindo mão da remuneração que viria a ter como secretário se assim desejasse.

“Olha, como sou um homem público assalariado vou manter o salário da AL que é um pouco maior, mas é só por isso”

Para o lugar de Bacelar na próxima legislatura da Assembleia Legislativa assume o vereador Luizinho Sobral. De acordo com o novo secretário de JH, a principal diferença entre ele e Sobral é que o segundo tem uma base na região de Irecê enquanto ele (Bacelar) representa a população de Salvador e RMS. No entanto, politicamente, Bacelar garante que a atuação será tão séria quanto a sua.

Quanto às apurações das irregularidades que afastaram Carlos Soares, Bacelar afirmou que se a Comissão de Inquérito estiver sob seu comando as investigações serão rigorosas e céleres.

Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp