Política

Programação cultural marca o 2 de Julho

Publicado em 02/07/2012, às 07h59   Secom



A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon, preparou uma programação especial para comemorar o 2 de Julho, que contempla as cidades do Recôncavo, com a Rota da Independência e, Salvador, onde ocorrerá o Passeio Ciclístico pelo centro da Cidade, Feira de Livros, no Campo Grande, e desfile cívico, em Pirajá. As atividades serão realizadas até quinta-feira da próxima semana (7).
Informações sobre a programação, gratuita, podem ser encontrada no site da Fundação. Para conhecer mais a história desta data e sua importância para a independência do Brasil, por intermédio de textos, artigos, vídeos e demais conteúdos digitais, as pessoas interessadas devem acessar a Biblioteca Virtual 2 de Julho e visitar uma exposição especial com a Coleção de Documentos Custodiados pelo Arquivo Público da Bahia.
Desfile
Nesta segunda-feira, a partir das 8h, a Secult participa do desfile ao 2 de Julho, da Lapinha ao Centro Histórico. No Pelourinho, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) promove uma festa com performances artísticas e culturais, marcando a chegada do cortejo. Haverá show da cantora Márcia Short e declamação de poemas de Castro Alves alusivos à data.
Às 10h, na Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento) acontece o lançamento do áudio-vídeo sobre a história do 2 de Julho para os surdos, cegos e ouvintes, fornecendo material de estudo e conhecimento sobre a história da Independência da Bahia em Libras e narração. O material será distribuído para escolas e associações culturais que trabalham com acessibilidade. 
Ainda como parte da programação, a fundação, em parceria com a Federação Baiana de Desportos de Participação, realiza 1º Passeio Ciclístico Dois de Julho. Os participantes vão percorrer as ruas do centro da cidade, acompanhando o cortejo cívico do Caboclo. O passeio será animado por tambores e distribuição de brindes. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação.
Recôncavo
Nas cidades do Recôncavo baiano, a Biblioteca Móvel segue a Rota da Independência, acompanhando o SAC Móvel, que já ofereceu serviços em Cachoeira, Maragogipe, São Félix e Governador Mangabeira. Nesta sexta-feira e sábado (29 e 30) visita Muritiba e segue para São Gonçalo dos Campos (1º e 2) e São Francisco do Conde (3 e 4). Em todas as cidades haverá doação de livros, oficinas de leitura, contação de histórias e performances literárias.
Em Salvador, a Biblioteca Móvel participa no dia 2 de julho do 1º Passeio Ciclístico Dois de Julho e, nos dias 3, 4 e 5, no Largo do Campo Grande, marca presença na 5ª edição do projeto ‘Ao pé do Caboclo’. No dia 7, o veículo estaciona em Pirajá, encerrando a Rota da Independência. Um cortejo cívico será realizado pelas ruas do bairro, considerado um dos pontos relevantes da luta travada em Salvador pela Independência do Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp