Política

Lula diz que vai barrar partilha

Imagem Lula diz que vai barrar partilha
Proposta foi aprovada no Congresso e seguiu para avaliação presidencial   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/12/2010, às 12h41   Redação Bocão News



“Ao receber a proposta do Congresso, eu pretendo vetar e colocar a medida provisória que foi a razão do acordo, para que eles votem no próximo ano no Congresso Nacional”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7), no Rio de Janeiro.

Essa foi a primeira vez que Lula admitiu publicamente a intenção de vetar o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (1º) que estabeleceu novas regras para a distribuição dos royalties do petróleo.

Segundo Lula, havia um acordo firmado entre estados produtores, líderes do Congresso e a União para votar o modelo no qual a distribuição dos recursos da exploração da camada pré-sal contemplaria todos os estados brasileiros sem, no entanto, prejudicar os estados produtores (Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo).

Para Lula, questões “meramente eleitorais” fizeram com que o acordo sobre royalties fosse descumprido no Congresso.

“Passamos alguns dias, horas, brigando... e nós construímos uma proposta que era melhor, em que o Rio de Janeiro continuaria ganhando e cederia um pouco para que todo o restante do Brasil pudesse ganhar. Uma coisa justa. E, quando chegou ao Congresso Nacional, o relator, pensando eminentemente na questão eleitoral, resolveu aceitar a proposta do deputado Ibsen Pinheiro e não votou sequer o relatório que foi a razão do acordo”, afirmou. Informações do G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp