Política

Ilhéus:confete e falta modéstia

Publicado em 10/12/2010, às 16h45   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O governador reeleito Jaques Wagner (PT) acabou o seu discurso no evento, que aconteceu, em Ilhéus, onde será assinada ordem de serviço para o inicio da obras da Ferrovia Oesta-Leste. Em seu pronunciamento Wagner fez questão lembrar que ele, quando ministro das Relações Institucionais, apresentou o projeto ao presidente.

De acordo com o governador, na oportunidade, a ferrovia era vista como motivo de chacota, que jamais sairia do papel. “Quero agradecer  a você presidente em nome de todos os baianos”.

Wagner ainda fez questão de exaltar a gestão de Lula. “Você é eterno presidente dos brasileiros, dos baianos. Você foi pai, irmão e amigo do povo. Seu grande legado é que você conseguiu mexer em algo que nenhum outro havia tocado: a autoestima do povo”.

Após o governador, foi a vez do presidente. Que discursou em tom de despedida, ressaltando as dificuldades e os trabalhos que resultaram neste projeto da ferrovia. “Nós estamos acordando e começando a concretizar um projeto que começou na década de 50, quando pensado pelo engenheiro Vasco Neto”.

Emocionado o presidente falou sobre o fim do seu mandato. “Saio com a sensação de dever cumprido. Olho para o povo e vejo um cenário muito diferente daquele que eu encontrei quando assumi”, disse.

Lula falou da dificuldade que encontrou no começo e sobre as que a presidente eleita Dilma Rousseff vai enfrentar. “Não sei por que os outros não tinham que provar nada. Olhavam para nós com desdém, agora ficam se perguntando com o é que estes caras fizeram o que nós não conseguimos”.

“Quando me perguntam por que eu olho mais pelos pobres, respondo que total certeza, o estado deve cuidar é dos pobres, são eles que mais precisam do estado”.

O presidente ainda afirmou que o Brasil não era capitalista antes dele. “Quando eu assumi o Brasil não tinha consumidores, não tinha crédito e não tinha financiamento. Como é que um país pode ser capitalista sem capital? Os presidentes daqui dormiam e acordavam com o FMI dizendo o que deveria ser feito. Agora, não”, disse.

Após a assinatura, Lula e Wagner embarcaram para Salvador, onde participam da cerimônia de formação dos estudantes do programa Topa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp