Política

Prefeitura entrega UPA de Periperi nesta sexta

Imagem Prefeitura entrega UPA de Periperi nesta sexta
Esta é a primeira das nove unidades asseguradas pela Prefeitura do Salvador junto ao governo Federal  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/10/2012, às 08h00   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



O prefeito de Salvador não participa diretamente das eleições deste ano. Não tem candidato próprio, não está posa ao lado de ninguém, mas ninguém pode deixar de notar que está no “olho do furacão”. A despeito da corrida eleitoral, João Henrique vem adotando diversas medidas, algumas bastante criticadas e outras nem tanto assim, dando conta de que continua gerindo a cidade.

Nesta quinta-feira (25), a secretaria de Comunicação da prefeitura enviou nota à imprensa para anunciar a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adroaldo Albergaria, no bairro de Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Estes equipamentos são construídos com recursos do governo federal, e Nelson Pelegrino (PT), candidato anunciou que seria projeto dele construir 12 UPAs, caso eleito.

Em fim de mandato, o prefeito busca, com estas medidas, impedir que fique a imagem de "cidade abandonada".

Confira a nota na íntegra:

A prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entrega, nesta sexta-feira, 26, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adroaldo Albergaria, no bairro de Periperi. Esta é a primeira das nove unidades asseguradas pela prefeitura junto ao governo Federal, através do acordo firmado com o Plano de Ação Regional de Urgência e Emergência, aprovado pelo Ministério da Saúde – Portaria GM nº. 1723, de 14/08/12. São investidos R$ 2.600 milhões na implantação de cada unidade, somando o total de R$ 23,4 milhões para as nove.

As obras da UPA de Itapuã (Hélio Machado) está em fase de finalização e das unidades dos bairros de Valéria e de Brotas já foram iniciadas. O município está concluindo o processo de homologação para o início das obras da UPA do bairro de San Martin, finalizando a licitação para as unidades da Paralela e de Pirajá e já iniciou os estudos topográficos para implantação das UPAs dos bairros dos Barris e da Boca do Rio.

O que são UPAs - As UPAS são estruturas de complexidade intermediária, que têm como objetivo prestar um atendimento de urgência e emergência aos pacientes. Elas terão padrão premoldado, com capacidade cada uma para atendimento de 450 pessoas por dia, 20 leitos de observação e uma equipe de seis médicos para cobertura nas áreas de pediatria e clínica médica.

A principal função da UPA é garantir ao paciente um primeiro atendimento de urgência e emergência. Casos envolvendo fraturas menores e até paradas cardíacas podem ser resolvidos nessas unidades. As UPAS não podem ser confundidas com hospitais, uma vez que não possuem uma estrutura necessária para atendimento de casos muito graves. O objetivo é estabilizar o paciente e, se necessário, solicitar a regulação para um hospital onde possa dar continuidade ao tratamento.
De acordo com a Coordenação Municipal de Urgência e Emergência da SMS, a equipe de cada unidade será formada por seis médicos, entre clínicos, pediatras, ortopedistas e até cirurgiões.
As UPAS vão funcionar também como retaguarda às urgências atendidas pela atenção básica, sendo ainda um local de estabilização dos pacientes atendidos pelo SAMU. Nas unidades serão realizados exames laboratoriais, Raio X, eletrocardiograma, além de apoio diagnostico terapêutico 24h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp