Política

Téo Sena se diz a favor do Linha Viva, mas confessa: "não li o projeto"

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Vereador afirmou ainda que votou a favor do aumento para salários dos edis  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/11/2012, às 09h45   Caroline Gois (Twitter: @GoisCarol)



O vereador Téo Sena (PSC), que tentou reeleição, mas não conseguiu garantir a vaga para a gestão 2013/2016, disse que a partir de agora irá reorganizar a vida. O vereador obteve 7.179 votos mas, o coeficiente eleitoral não lhe garantiu mais quatro anos na Câmara. "As eleições passaram e só quero agradecer à população e sei que ajudei de todas as maneiras. Por conta do coeficiente, que até já gravei a fórmula - são os votos válidos pelo número de vereadores. Isso dá 1.290 dividido por 43 e cada partido tem que contabilizar 30 mil. O meu não conseguiu", explicou.
Quando questionado sobre a capital baiana ser uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2016, Téo afirmou que "não adianta ter uma copa se não tiver um legado, se não tivermos benefício em segurança e geração de emprego para dar oportunidades às pessoas. Temos que pressionar o Governo do Estado e municipal. Não sentimos nosso Estado preparado para a Copa do Mundo. Temos o problema de mobilidade que não consegue ser sanado e de segurança seríssimo", pontuou.
Já quando o assunto foi o aumento dos vereadores - que em 2013 irão receber um salário de R$ 15.2 mil - o edil foi taxativo: "O que fizemos foi legal e pertinente. Votei a favor. Todo mundo votou e deveria votar", afirmou. 
Mas, tentando amenizar a declaração, Téo ressaltou que não se privilegiou do aumento e defendeu a decisão por se tratar de uma questão da legislação e, "é 75% do salário de um deputado estadual e este aumento foi dado há dois anos. Temos é que mudar a constituição. A população e os políticos têm que se mobilizar".
Diante do polêmico assunto 'Projeto Linha Viva', o vereador também fez questão de deixar claro o posicionamento e garantiu: "Sou a favor do Linha Viva". Mas, em seguida, confessou: "Não li o projeto".
Ontem, o conceituado membro da Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Carl von Hauenfchild, e o economista, Adroaldo Neiva, em contato com a reportagem do Bocão News rechaçaram o projeto. Para o arquiteto e urbanista, Carl, a Linha Viva é na verdade uma via pedagiada dentro de uma área urbana e que se tornará uma continuidade da Via Expressa. “Cada um destes projetos são independentes (Linha Viva e Via Expressa), mas no fundo são interligados. É uma nova BR que passa por dentro de Salvador, isso já mostra uma problemática. Se trata como uma via urbana, mas é uma rodovia”.
Linha Viva
O projeto propõe a construção de uma via paralela à Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) com aproximadamente 17 km de extensão. O projeto básico prevê realizações complexas tais como 13 viadutos duplos, 17 simples, outros 10 nas interconexões, além de uma ponte-estaiada, dois túneis duplos e 61 muros de contenção. 20 praças de pedágio, 1.230 placas de regulamentação/ advertência, entre outros equipamentos e ações. Elaborado pela TTC Engenharia de Tráfego e de Transporte Ltda, empresa vencedora da licitação promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) e Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop), o projeto começou a ser desenvolvido em 2010 e, desde então, seguiu todo curso para seu desenvolvimento, desde os estudos preliminares, a licitação para contratação da empresa responsável, os levantamento e sondagens, até a elaboração técnica de engenharia.

Postada às 19h55 do dia 07 de outubro

Foto: Roberto Viana// Bocão News

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