Política

"Isso não é orçamento, é chute”

Imagem "Isso não é orçamento, é chute”
Olívia Santana diz que João Henrique planeja manobra para acobertar falhas da gestão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/12/2010, às 14h41   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp


Na tarde desta terça-feira (21), a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Salvador deve apresentar o relatório sobre o orçamento para 2011 preparado pelo Poder Executivo. Como foi antecipado por este site, mais de 250 emendas foram apresentadas. No entanto, as representantes da minoria no colegiado, Olívia Santana (PCdoB) e Marta Rodrigues (PT), já preparam voto em separado.

A vereadora comunista bateu um papo com a reportagem do Bocão News e destacou quais os pontos mais críticos do texto enviado à Câmara. “Antes de tudo há uma superestimação de valores. Acreditamos que a previsão de R$ 3,8 bilhões está bem acima da realidade financeira da cidade. Essa margem serve para que João Henrique tenha uma espécie de cobertura para cortes, transferências, realocações e tantas outras manobras que acontecem sem a anuência da Câmara. Além disso, não há nenhuma estratégia para resolver a questão da dívida ativa. Na verdade, isso não é um orçamento, é um chute”, destaca Olívia Santana.

Imposição - O orçamento só pode ser levado à plenário após a publicação do relatório final da Comissão de Finanças no Diário Oficial, o que deve acontecer apenas nesta quarta (22), como prevê o vereador Gilberto José (PDT). “Realmente, não tem como votar na sessão de hoje. Mas, com a publicação de amanhã, com certeza a matéria já estará habilitada a ser discutida e votada”.


Entretanto, ao ser questionado sobre o número excessivo de emendas, Gilberto José mostra descrédito quanto à aceitação de ajustes propostos pelos edis. “Não apresentei e nem vou apresentar. Das 250, só irão aproveitar 2 ou 3%, não mais do que isso. Só apresentaria emendas se o orçamento não fosse impositivo. Mas, infelizmente, essa não é a verdade. Nem mesmo as propostas que nascem das audiências públicas são aproveitadas”, desabafa o pedetista.

Fotos: Edson Ruiz/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp