Política

“É melhor discutir antes, do que chorar depois”, diz Wagner sobre Porto Sul

Roberto Viana
Governador recebeu a imprensa para falar sobre liberação da Licença Prévia  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 20/11/2012, às 09h49   Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques Wagner recebeu a imprensa na tarde desta segunda-feira (19), na Governadoria, para falar sobre a liberação da licença prévia para a implantação do Porto Sul, em Aritaguá, município de Ilhéus. Estiveram presentes no encontro, o Secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o deputado federal, Luiz Argôlo (PP), o secretário da Casa Civil, Rui Costa e o vice-governador Otto Alencar.

O coordenador de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, deu início ao encontro, apresentando detalhes do projeto e discursando sobre as reduções de custos e impactos ambientais. Na sequência, Jaques Wagner mostrou-se amplamente favorável ao projeto e à entrada de empresas particulares e investimentos.


A liberação da licença prévia “coloca a Bahia dentro da malha rodoviária e o próximo passo agora é a liberação da instalação”, declarou Wagner. A previsão para a liberação de instalação é para o primeiro semestre de 2013. Ainda sobre as condições de validade da licença, o governador disse que o projeto terá que se adequar as solicitações impostas pelo IBAMA, como por exemplo, ter uma aproximação de 5 km de Ilhéus, além de ter que cumprir 39 programas. “Houve uma boa demonstração de como é possível o diálogo, tanto para o IBAMA, como para a questão portuária. Reduzimos os custos da obra e dos impactos ambientais e tudo será resolvido”, completou.


A respeito das audiências públicas realizadas com a população que, de certa forma estará envolvida em todo o processo de construção do Porto Sul, Wagner reforçou a importância do diálogo para que ninguém saia prejudicado e todos tomem conhecimento dos benefícios que a obra trará. “É melhor discutir antes, do que chorar depois”, complementou.

Eugênio Spengler, Secretário do Meio Ambiente, declarou que “a licença prévia tem validade de dois anos e deve ser prorrogada por mais dois”. De acordo com o governador, a licença prévia faz com que o projeto seja aceito na questão ambiental, fazendo com que mais investidores e empresas se interessem e realizem investimentos.


Pra finalizar, Wagner declarou que “a maior obra de logística do governo tem prazo para o primeiro semestre de 2015 e não será um porto industrial e sim, de embarque e desembarque ”.

Entenda o projeto do Porto Sul:

Com um investimento de R$ 2,6 bilhões e a geração de 2,5 mil empregos diretos e indiretos, o Porto Sul será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do Governo Federal que ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a FIOL terá 1.527 km de extensão, investimento estimado em R$ 7,43 bilhões, e passará por 32 municípios baianos. O Porto Sul será construído no litoral norte de Ilhéus, entre as localidades de Aritaguá e Sambaituba.

Foto: Roberto Viana // Bocão News
Nota originalmente postada às 16h do dia 19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp