Política

Godinho "garantido" na presidência

Imagem Godinho "garantido" na presidência
Mas, disputa é grande pelos demais cargos na Mesa da Câmara Municipal de Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/12/2010, às 07h21   Daniel Pinto



Nos bastidores da Câmara Municipal de Salvador o vereador Pedro Godinho (PMDB), embora evite falar sobre o assunto, já é tido como o novo presidente da Casa. Entretanto, é grande a disputa pelos demais cargos da Mesa Diretora.

A força-tarefa que faz a campanha de Godinho conseguiu “eliminar” os demais candidatos à chefia do legislativo municipal. Mas, não encontrou consenso em relação aos outros postos de destaque. Tudo porque existem 21  nomes disputando oito cargos.

Procurado pela reportagem do Bocão News, Pedro Godinho disse apenas que tem conversado com todos com a finalidade de contemplar os grupos partidários e evitar um possível bate-chapa. “Não é o momento para tratar disso”, desconversou o peemedebista.

Diversas fontes ouvidas por este site atestam que as oito vagas da Mesa serão distribuídas da seguinte forma: cinco para vereadores da base aliada, duas para os da bancada independente e apenas uma apara a oposição.

Insatisfação

A tendência é que a primeira secretaria seja entregue a Carlos Muniz (PTN). “Só depende de Godinho”, assinala o vereador.

Já o mais cotado para a segunda vice-presidência é o Dr. Pitangueira (PRP). “As negociações estão bem avançadas, mas tem que ficar esperto porque tem muita gente de olho”, observa Pitangueira.

Ao que tudo indica o grande problema é a oposição, que hoje ocupa apenas a segunda secretaria com Vânia Galvão (PT). A proposta do candidato da situação é que a minoria permaneça com o que tem. Mas, o bloco parlamentar quer ampliar a participação. “Temos uma reunião amanhã e vamos conversar sobre isso. Se não houver acordo vamos lançar nossa própria candidatura. Ai, é partir para o confronto”, revelou Henrique Carballal (PT).

Pelo "andar da carruagem", o mais provável é que o Godinho seja o único candidato à presidência e que haja um afunilamento na disputa pelos outros cargos. Se o impasse permanecer e se houver mais de um vereador concorrendo ao mesmo cargo a situação será resolvida no plenário em votação simples. Nestes termos, será eleito que tiver mais votos.

Foto: Edson Ruiz / Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp