Política

Estado de saúde de Alencar é crítico

Imagem Estado de saúde de Alencar é crítico
Médicos consideram este o momento mais difícil da luta do vice-presidente contra o câncer  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/12/2010, às 11h08   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente havia recebido alta do hospital na sexta-feira (17) passada, após passar 25 dias internado. Essa foi a décima sétima cirurgia a que foi submetido em cerca de treze anos de tratamento contra o câncer. A equipe médica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que cuida de José Alencar conseguiu, na madrugada desta quinta-feira (23), controlar por meio de medicamentos a hemorragia na região do abdômen, causada por um tumor que voltou a crescer. As informações são da Globonews.

Ele foi internato na tarde desta quarta-feira (22) por causa da hemorragia intensa e, assim, chegou a perder dois litros de sangue. Quando chegou ao hospital, o vice-presidente foi levado à sala de cirurgia. A operação foi iniciada, mas os médicos não conseguiram estancar a hemorragia.



Por este motivo, ele foi encaminhado a UTI para receber antibióticos, plasma, plaquetas (que atuam como anticoagulantes) e transfusão de sangue.

A última informação é de que ele já respira sem a ajuda de aparelhos e não está mais sedado. No último boletim médico divulgado à noite, o quadro de Alencar foi considerado crítico mas estável. Até as 22h de quarta-feira, os médicos ainda não haviam conseguido estancar  o sangramento.  A origem do sangramento ainda não foi determinada e o estado de saúde de Alencar é grave.

Para Raul Cutait, um dos médicos da equipe que assiste o vice-presidente, este é um dos momentos mais difíceis para Alencar desde que iniciou sua luta de contra o câncer, que já dura 15 anos, período em queovice-presidente já sesubmeteu a 16 cirurgias. O cirurgião disse que a equipe médica não conseguiu chegar até o abdômen de Alencar para tentar conter o sangramento porque os tecidos estão necrosados (grudados) e por causa das cicatrizes cirurgias já realizadas.

De acordo com a explicação do médico, nesta fase a doença começa a ficar mais agressiva e as possibilidades de tratamento estão mais cerceadas. o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita Dilma Rousseff estão sendo esperados nesta manhã para uma visita ao vice-presidente. Eles saíram de Brasília por volta das 9h.

Foto: Levi Bianco/Futura Press

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp