Política

"Plenário mais parece a Torre de Babel", dispara Lídice da Mata

Imagem "Plenário mais parece a Torre de Babel", dispara Lídice da Mata
Desentedimento entre parlamentares marca votação dos vetos do projeto que redistribui royalties   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2012, às 06h42   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)



A vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), abriu nesta quarta-feira (12) a sessão conjunta do Congresso Nacional destinada a votar 48 projetos que liberam créditos suplementares para diversos órgãos federais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante a sessão, no Plenário da Câmara, também pode ser votado requerimento de urgência para apreciar os 23 vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto que redistribui os royalties.

Segundo a senadora Lídice da Mata (PSB), que apoia a derrubada dos vetos da presidente, parece que ninguém se entende na Câmara: "Plenário da Câmara confuso, mas vamos tentar derrubar o veto da pres. à divisão dos royalties do pre - sal", postou a militante em seu perfil no Twitter. E continuou: "O plenário mais parece a Torre de Babel , ninguém se entende, mas a maioria quer derrubar o veto". Ainda na rede social, Lídice comentou sobre o comportamento dos colegas na Casa: "Quem assistir a esta sessão além de não entender nada terá vergonha do comportamento da câmara".


Os parlamentares favoráveis à matéria trabalham para que o requerimento de urgência seja votado ainda nesta quarta, e logo depois os vetos devem ser apreciados. O apoio formal de no mínimo 41 senadores e 257 deputados é necessário para que o requerimento tenha condições de ser votado. Parlamentares de estados não produtores têm se mobilizado para coletar as assinaturas necessárias.

Se o pedido for aprovado, o veto à lei dos royalties do petróleo passa à frente na fila dos mais de 3 mil vetos que esperam apreciação do Congresso, e assim uma nova sessão conjunta para apreciação da matéria pode ser convocada.


Publicada no dia 12 de dezembro às 15h46

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp