Política

Sai a propaganda eleitoral e entra o Ho-Ho-Ho dos políticos baianos

Imagem Sai a propaganda eleitoral e entra o Ho-Ho-Ho dos políticos baianos
Novas placas são vistas na ruas. Desta vez, o 'agradecimento' dos vitoriosos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/12/2012, às 10h22   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

Em ano de eleição a cidade já sabe que terá que enfrentar ruas cheias de placas e caracterizada com a poluição visual das campanhas eleitorais. Na capital baiana, durante quase todo o ano, não foi diferente, sendo possível registrar nas principais avenidas de Salvador banners, placas, mobiliários - todos com o emblema padrão: "Candidato X, lutando por alguma coisa, VOTE em mim".

E assim, a população se distraía entre as milhares de promessas reduzidas em cinco palavras, escritas com letras garrafais, cujo número do vereador e prefeito obtinha o destaque. Propostas não cabiam nas placas que pareciam ter vida - já que 'brigavam' por um melhor espaço e se 'degladiavam'. Umas eram atingidas e amanheciam furadas, quebradas e foram alvo de vândalos que agiam no calar da noite. Quando não se encontrava o culpado, o vento se encarregava de derrubar muitas que atrapalharam, inclusive, as vias das famosas Avenidas Paralela e Bonocô.

De junho a outubro essa 'guerra' dos candidatos era a vida ambulante de Salvador. Dos 1.157 que disputaram as 43 cadeiras na Câmara Municipal, não houve aquele que não caprichasse no visual. O photoshop ganhou as ruas e a mensagem...esta pouco importava. O mais bonito, o sorriso mais bem trabalhado e o que conseguisse piscar para o eleitor....este sim, seria o vencedor.

Mas, com o fim do pleito e urnas contabilizadas - sobrou choro para uns e alegria para outros. Para quem pensava que Salvador iria ficar limpa e livre deles, nada disso. Agora, sem briga ou guerra e 'photoshopação'. Afinal, é natal, fim de ano, época de compartilhar alegrias e contar os dias para assumir o cargo. Então, ainda que timidamente e em menor quantidade, eles ressurgem.




Só que agora, com explendor. Maiores e em forma de outdoor, eles comemoram e, claro, agradecem. Seja pelos votos, pela confiança, ou mesmo, aproveitando o fim de ano para desejar as 'velhas' Boas Festas. Os novos políticos ou, aqueles de sempre, não deixaram passar em branco o momento. Desta vez, eles podem. Eles sorriem - sem a preocupação de quem irão atingir, até porque, já ganharam e a vaga está garantida.




Há quem enalteça o trabalho que fora realizado como se não fosse obrigação e estampe: "Trabalho sério dá nisso". Outros, carregam a mensagem de fé já pensando nas eleições de 2014. Os mais novos não deixam de sonhar e alguns fazem questão de confirmar a importância do voto e da confiança do eleitor. Até aí, tudo bem. Como parte do jogo político e da boa vizinhança vale dizer a quem te deu o voto o quanto ele é, teoriocamnete, valorizado.

Portanto, assim sendo, o que realmente se espera, neste fim de ano, quase fim de mundo, é que cada mensagem faça jus aos 3 x 9 metros, dividido em 32 folhas, 4 na vertical e 8 na horizontal que são trazidos ao eleitor em uma pedaço de madeira. E que nestas mesmas proporções a política de Salvador se sustente para garantir o futuro dos já eleitos e reeleitos políticos da propaganda.


Fotos: Gilberto Junior// Bocão News
Nota originalmente postada às 19h52 do dia 20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp