Política

No fim do mandato e no adeus à prefeitura, Moema inaugura UPA que não funciona

Imagem No fim do mandato e no adeus à prefeitura, Moema inaugura UPA que não funciona
Apenas o prédio foi inaugurado. Unidade deve funcionar no início do ano que vem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/12/2012, às 10h24   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)



Na tarde desta quinta-feira (27) a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento-UPA, do bairro de Itinga. Mas, um fato curioso chamou a atenção dos moradores da localidade, que fica na Região Metropoilitana de Salvador.

A UPA foi inaugurada, mas não funciona. Isso porque o interior do prédio está vazio (ver fotos) - sem equipamentos ou qualquer estrutura que possibilite o atendimento a pacientes. "Estamos inaugurando o prédio. São etapas que são feitas e devemos inaugurar para prestar contas ao Ministério. Existem linhas de crédito que são oferecidas e precisamos prestar contas. Estamos entregando sem funcionar porque não houve tempo para a conclusão", informou a assessoria da prefeitura.

Em contato com o secretário de saúde do município, Luiz Carlos Galvão, a equipe do Bocão News foi informada que houve um atraso nas obras por contra de alterações no projeto. "O prédio está concluído e 80% do material esta todo adquirido e estão no almoxarifado. Acredito que até o fim de janeiro a UPA já esteja funcionando", explicou o secretário, que disse haver repasses do Governo Federal em três parcelas - uma no início, outra durante a obra e a terceira, já na  finalização. "Os 20% que restam de equipamentos podem ser adquiridos com o que a nova gestão irá receber da terceira parcela do Ministério, já no início do ano que vem. Infelizmente, não foi possível entregar o prédio já em funcionamento", lamentou.




Hoje, também a prefeita Moema Gramacho aproveitou para inaugurar a Cozinha Comunitária - esta sim, felizmente, funcionando. O que chamou a atenção foi a agenda 'lotada' - assim definida pela própria Prefeitura, que a gestora Moema Gramacho está cumprindo já nos últimos dias de mandato. No site oficial, há nota que diz: "A última semana da prefeita Moema Gramacho à frente da gestão municipal será de agenda lotada. No dia 27, às 9h, no Restaurante Popular, anuncia o início das obras do Instituto Federal da Bahia-IFBA, que será instalado no Espaço Cidadão, em Itinga. O edital foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 6 e a construção será iniciada em janeiro, No local, o governo federal investirá cerca de R$10 milhões. Às 14h, Moema entrega a Unidade de Pronto Atendimento-UPA e Cozinha Comunitária, em Itinga. Às 16h inaugura o Espaço Mauanda – Arte, Moda e Cultura Afro, que está sendo implantada na Estrada do Coco em parceria com o governo do Estado, para comercialização de artigos produzidos pelos terreiros da Bahia. No dia 29, às 14h, na Casa do Trabalhador, entrega certificado de conclusão de curso a 840 alunos do Centro Municipal de Formação Profissional Cadetes Mirins."




Em ritmo de início de campanha, Moema encerra o ciclo no município que durou oito anos. Entre os feitos e denúncias que permearam a gestão, a petista pleiteia agora alçar voos maiores. De olho em 2014, a prefeita da cidade com quase 200 mil habitantes já se articula para conseguir a vaga no Governo do Estado e chegou a anunciar isso em entrevistas.





Recentemente, Moema fez um balanço do mandato e revelou em entrevista à Rádio Metrópole, que vê os dois mandatos dela com saldo positivo. "Eu acho que o saldo é positvo mas eu queria fazer mais. É claro que não resolvi todos os problemas, mas Lauro Freitas é uma cidade que soufreu muito com o crescimento desodernado. Fizemos um trabalho voltado para o social. Fomos o município que tirou mais pessoas da pobreza. Causamos uma mudança de concepção de gestão".



Ainda na oportunidade, cuja matéria foi publicada no Bocão News, quando questionada sobre a derrota de João Oliveira (PT) diante do pepista Dr. Márcio, Gramacho atribuiu a perda nas urnas à várias causas e fatores. "Não ousaria determinar os fatores. Lauro de Freitas não tinha histórico político de partido, tinha nomes. Eu tentei modificar isso, mas isso é um processo cultural. As pessoas votaram em um nome".

Sobre a gestão que virá, Moema não desejou nem sorte, tampouco rebateu o adversário. "Ele vai receber uma boa prefeitura. Nós vamos deixar um legado importante para ele. Se ele souber aproveitar vai fazer uma boa gestão", afirmou.

Agora, Moema Gramacho, às vésperas de dar adeus à Prefeitura, deve acumular novas experiências. No currículo  - que somou realizações positivas e outras que talvez até ela prefira esquecer como demissões de trabalhores temporários, licitações no apagar das luzes e reações nada amigáveis durante a campanha, pode assumir, em breve, a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Sendo assim, e o certo até agora, é que daqui a quatro dias o ciclo dela em Lauro de Freitas chega ao fim.

CONFIRA AQUI GALERIA DE FOTOS


Fotos: Tony Silva

Originalmente publicada às 19h15 do dia 27/12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp