Política

Rilza Valentim é a indicada do PT para a presidência da UPB

Foto: Gilberto Jr./Bocão News
Prefeita de São Francisco do Conde concorrerá à sucessão de Luiz Caetano  |   Bnews - Divulgação Foto: Gilberto Jr./Bocão News

Publicado em 10/01/2013, às 08h22   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, é a candidata escolhida pelo PT para concorrer à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O nome saiu após dias de intensas negociações nos bastidores e foi sacramentado ao final de uma reunião entre os principais caciques do partido no estado realizada na tarde desta quarta-feira (9).

A candidatura de Rilza chegou ao partido sem grandes preparações, mas acabou por desbancar a chapa formada pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB). Ela era a candidata preferida e vice do atual gestor da entidade, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Quitéria contava com o apoio de Caetano como principal trunfo, mas não conseguiu força o suficiente para, além deste, amealhar mais mãos para sustentá-la no desejo de presidir os prefeitos do estado.

A informação de que o nome de Rilza estava confirmado foi confirmada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), que não esperou sequer a diretoria estadual da legenda emitir a informação em caráter oficial. Segundo ele, trata-se de uma boa escolha para seguir com o projeto de mudança que Caetano iniciou na entidade anos atrás e que a decisão merece os parabéns.

À reportagem do Bocão News nesta terça (8), a prefeita de Cardeal da Silva revelou que a única pessoa pela qual abriria mão de disputar a sucessão na UPB seria a própria Rilza. Além disso, deveria haver uma unidade na base do governo Wagner em torno da gestora de São Francisco. Para além da relação política, Maria Quitéria revelou que ela e Rilza cultivam uma amizade e que este também era um bom motivo para abdicar de sua candidatura em prol da recém-chegada.

Já a performance recente nas urnas de Rilza foi outro razoável motivo a fazê-la o nome escolhido pelos petistas para a disputa. No pleito de São Francisco do Conde, a prefeita se reelegeu com quase 76% dos votos válidos e a uma distância de 13 mil votos do segundo colocado, Antônio Calmon (PSDB). Na avaliação dos petistas, o peso de ter a prefeita da cidade com maior renda per capita do Brasil poderá ajudar a entidade a barganhar melhores condições para a recuperação dos caixas das prefeituras, prejudicadas com a queda na arrecadação.


Postada às 16h16 do dia 09 de janeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp