Política

ACM Neto despacha de Nova Brasília de Valéria e promete mudanças

Imagem ACM Neto despacha de Nova Brasília de Valéria e promete mudanças
Dando continuidade às visitas técnicas nos bairros se deparou com graves problemas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/01/2013, às 20h02   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) visitou, nesta quarta-feira (16), as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas que vai funcionar na Rua do Lavrador a partir de abril do ano que vem. Depois, esteve na UPA Dr. Cezar Vaz de Carvalho, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e numa localidade chamada Via do Bronze, em Nova Brasília de Valéria.

Durante a visita de trabalho, o prefeito determinou à Secretaria de Educação a escolha de um terreno para a construção de um Centro de Educação Infantil no bairro, com escola e creche. “Essa hoje é uma das maiores demandas da população de Valéria”, destacou o prefeito. Ao lado do secretário da Educação João Carlos Bacelar e técnicos da pasta, ACM Neto visitou um terreno indicado para a construção da unidade de ensino, mas reprovou. “O local é de difícil acesso e muito íngreme”, lamentou.

Na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, que atende a 400 alunos da pré-escola ao ensino fundamental I, o prefeito determinou serviços de pintura e limpeza para o início do ano letivo. A unidade passou por uma reforma em dezembro. “Ficamos muito felizes com a visita do prefeito porque a nossa comunidade é muito carente e nossa escola faz a diferença para estas crianças, porque aqui a gente não brinca de fazer educação, já que trabalhamos incansavelmente para que nossos alunos tenham um aprendizado de qualidade”, afirmou a diretora Fátima Pereira Santos.

No primeiro compromisso em Valéria, ACM Neto visitou o canteiro de obras da UPA 24 horas que está sendo construída pela prefeitura no bairro. “Essa unidade terá uma capacidade para prestar cerca de 500 atendimentos por dia. Isso representa um acréscimo de quase 300% em comparação aos atendimentos realizados atualmente no pronto atendimento Dr. Cezar Vaz de Carvalho, aqui no bairro”, explicou o secretário de Saúde José Antônio Rodrigues.

O pronto atendimento não possui estrutura adequada para acolher os pacientes e ampliar a capacidade. São apenas dois leitos adultos, um para estabilização e quatro berços para atendimento e recém-nascidos e crianças. Além disso, a unidade está com a estrutura predial comprometida, necessitando de manutenção hidráulica e elétrica.

Já a nova UPA contará com sete consultórios (quatro adultos, um pediátrico, um ortopédico e um odontológico), 22 leitos de observação e quatro de estabilização. A unidade também oferecerá exames laboratoriais, Raio-X, eletrocardiograma e apoio diagnóstico terapêutico 24 horas, além de contar com serviço de atenção domiciliar para pacientes que recebem alta mas continuam necessitando de cuidados.


O último ponto visitado por ACM Neto em Valéria foi a localidade da Via do Bronze. Lá, em conversa com os jornalistas, o prefeito anunciou a construção de uma grande praça com área de lazer em Valéria, num terreno de aproximadamente sete mil metros quadrados, com recursos federais. “Também estamos mapeando acessos e ligações de Valéria, inclusive com outros bairros e regiões, a exemplo do Subúrbio, para gerar integração e facilitar o acesso da população a serviços e melhorar o trânsito e acesso a transporte público”.

O prefeito reconheceu que a infraestrutura das ruas em Valéria está muito comprometida. “Aliás, essa é uma realidade da cidade toda. Estamos fazendo um levantamento em toda a cidade e nossa idéia é preparar um programa de recuperação da malha asfáltica. Já começamos a fazer intervenções urgentes de tapar buracos, mas essa é uma ação paliativa para amenizar o problema nos pontos mais crítico. Mas queremos viabilizar recursos ao longo do ano para implantar um amplo programa de recuperação e pavimentação asfáltica na cidade”, afirmou ACM Neto.

Outro compromisso assumido pelo prefeito em Valéria foi a revisão das linhas de ônibus da cidade. “A gente tem uma dificuldade muito grande de transporte”, contou Milton Francisco Cardoso, representante da Associação Comunitária de Nova Brasília de Valéria. “Mas já estamos percebendo mudanças em relação à atual administração, sobretudo na área da limpeza pública”, emendou.

Matéria originalmente publicada às 15h44 do dia 16/01.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp