Política

Mangueira renuncia à Casa Civil

Imagem Mangueira renuncia à Casa Civil
Vereador reclama falta de autonomia na pasta e permanece na Câmara e no PMDB  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/01/2011, às 11h27   Daniel Pinto




O vereador Alfredo Mangueira (PMDB) acaba de comunicar ao apresentador Zé Eduardo, do Se Liga Bocão, a renúncia ao cargo de secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador. No início da semana, Mangueira recebeu o convite do prefeito João Henrique e aceitou o desafio. Mas, agora, ele voltou atrás e vai entregar uma carta ao chefe do Executivo mostrando as razões pelas quais desistiu de permanecer na antiga Secretaria de Governo.

Um dos motivos destacados é a falta de autonomia do núcleo, o que, segundo Mangueira, compromete as funções institucionais da pasta. O episódio lembra quando, em 2009, o mesmo vereador abriu mão da presidência da Câmara Municipal depois de uma campanha árdua e de um longo processo de negociação. No caso específico, houve indícios de que a decisão havia sido tomada por pressão do Jogo do Bicho, o que nunca ficou comprovado.



Entretanto, antes de renunciar à Casa Civil, Alfredo Mangueira teve uma reunião com o presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima. Na pauta, um tema bastante espinhoso: a executiva estadual pediu que ele se licenciasse do partido antes de ingressar nos quadros do governo municipal. “Aqui, todos gostam muito de Mangueira. Mas, não podemos mais confundir a administração João Henrique com o modelo de gestão do PMDB. Por isso, pedimos que ele se afastasse”, revelou o dirigente.

Pelo visto, o vereador pensou duas vezes e decidiu continuar no PMDB e se manter bem longe dos apuros da prefeitura de Salvador.

Quem ficou p. da vida com a história foi o suplente Silvoney Sales, que já tinha tirado o paletó do armário para assumir o mandato na Câmara. Nesses termos, vai ter que continuar como “aspone” na Secretaria Municipal de Saúde.  

Fotos: Edson Ruiz/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp