Política

Afonso Florence comemora cancelamento do 14º e 15º salários

Imagem Afonso Florence comemora cancelamento do 14º e 15º salários
Deputados baianos se manifestam sobre o fim do benefício  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/02/2013, às 20h42   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)



O deputado federal Afonso Florence (PT) está com a sensação de dever cumprido. Primeiro, entre os parlamentares baianos a defender a extinção do 14º e 15º salários, viu o relatório ser aprovado pelos pares na tarde desta quarta-feira (27) no Congresso Nacional.

Antes de ir a plenário, no início da tarde, Florence conversou com a reportagem do Bocão News e não fez cerimônias, tampouco disparou contra colegas que antes não defendiam o fim do benefício.

Ao contrário, o petista fez questão de ressaltar a importância da mudança de ideia de alguns dos pares. Até porque, segundo o próprio, caso isto não acontecesse o projeto jamais seria aprovado. Florence foi um dos poucos que antes mesmo da aprovação do projeto, fez questão de abrir do recebimento.

Não inclusos neste processo de mudança, ou seja, entre os que defendiam o cancelamento do benefício, Antônio Imbassahy (PSDB) e Valmir Assunção (PT) enviaram nota à imprensa confirmando a posição e comemorando a decisão majoritária da Casa.

Agora, resta saber se os deputados estaduais baianos seguiram o exemplo. Constitucionalmente não são obrigados a fazê-lo. Moralmente a discussão já está posta. Outro dado é que o aumento de verbas e salários está vinculada a Casa Federal. Portanto, seria de bom tom se inspirar na decisão de lá.

Confira a nota de Imbassahy

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) comemorou como sendo uma vitória de toda a sociedade brasileira a extinção do 14º e do 15º salários dos parlamentares no fim da tarde desta terça-feira, 27, pelo plenário da Câmara. Ele lembrou que o PSDB propôs a inclusão do projeto na pauta de votações, esta semana, por entender que a matéria era prioritária, já que nenhum outro trabalhador no país recebe tais benefícios. “Na condição de líder da minoria no Congresso me coloquei a favor da matéria. Entendendo que o pagamento desses salários extras para os parlamentares indignava os demais trabalhadores brasileiros. Acho que todos ganhamos com essa decisão do plenário da Câmara. Agora precisamos aprovar o fim do voto secreto no Congresso, outra luta nossa que estou certo de que venceremos”, disse Imbassahy, acrescentando que, com essa decisão, a Câmara inicia um grande e importante processo de mudança da imagem do parlamento fed eral.
Confira a nota de Valmir Assunção

Valmir é contra o pagamento de 14° e 15° salários a parlamentares (* a nota foi enviada antes da aprovação)

Hoje, a Câmara dos Deputados deve votar o projeto de decreto legislativo que extingue o pagamento dos 14º e 15º salários aos parlamentares. Segundo o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), é importante que a Câmara tenha colocado o projeto para votação em plenário, visto que ele tramitava na Comissão deFinanças e Tributação da Casa desde maio. “É mais importante ainda que a Câmara se posicione de forma contrária a este privilégio que só atende aos parlamentares, em detrimento da classe trabalhadora brasileira. Votarei pela extinção destes pagamentos”, posicionou-se o deputado baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp