Política

ACM Neto promete “virar a página” nas contas de Salvador

Imagem ACM Neto promete “virar a página” nas contas de Salvador
Prefeito marcou presença na posse da mesa diretora do TCM  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/03/2013, às 08h07   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

Presente na cerimônia de posse da Mesa Diretora do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) não demonstrou desconforto. Confiante de que as escolhas feitas no início da gestão na capital baiana vão evitar a rejeição das contas pelos conselheiros como aconteceu nos três primeiros anos do segundo mandato de João Henrique (PP) e, provavelmente, irá ocorrer quando emitido o parecer do último ano de gestão do antecessor.

Neto ressalta a confiança no trabalho técnico do tribunal e se compromete em cumprir com as normas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Eu acho que o dever do Tribunal de Contas é ser bastante diligente no cumprimento da verificação de contas de todos os municípios da Bahia. O meu propósito é ter uma relação de respeito e de aconselhamento. Nós vamos ser muito rigorosos para reverter esse quadro do passado e, por isso mesmo, reforcei a controladoria do município para que ela possa ser cumpridora fiel do município para com o TCM”.

Não serão poucos os desafios da nova administração, entre os quais, alcançar os principais índices estabelecidos na LRF – 15% em Saúde, 25% em Educação e não superar os 54% de gastos com a Folha -. Neste sentido, a secretária de Educação precisará resolver problemas agudos que impediram o cumprimento dos investimentos. O jogo de empurra entre as pastas não será admitido pelo atual gestor. Quem garante é o próprio.

“Nós não apenas reforçamos a controladoria como eu determinei que todos os dirigentes de órgãos conhecessem profundamente os relatórios dos últimos anos do tribunal. Entendessem quais foram as causas que motivaram as rejeições das últimas contas do município de Salvador. Nós temos que garantir que a prefeitura possa cumprir com o seu papel e assim possa ter a tranquilidade de virar a página e viver um momento de respeito aos paradigmas do TCM”.

Neste caso, para o secretário João Carlos Bacelar (PTN) não será preciso estudar matéria nova. Ele comandava a pasta na gestão de João Henrique e foi o único a permanecer à frente de uma secretaria de primeiro escalão no atual governo. Resta saber se com a anuência de ACM Neto a aplicação de recurso atingira a marca determinada por lei.

Matéria relacionada:
Maracajá quer continuar relação de ensinamento com prefeitos no TCM


Confira a galeria de imagens da posse, clique aqui

Nota originalmente publicada às 17h19 do dia 11/03


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp